terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Desprezo

"O presidente do FC Porto exortou na segunda-feira à noite o secretário de Estado da Juventude e Desporto a investigar alegados casos de corrupção no futebol e falou num "apito encarnado", em alusão ao rival Benfica."

Embora ainda não tendo atingindo o seu epílogo, o processo “apito dourado” parece destinado a não produzir qualquer consequência penal para os que, à custa da trapaça, encheram as estantes de troféus, alicerçando um poder iníquo que ainda hoje sufoca a verdade desportiva. Apesar de tudo, este processo deixará para a memória futura dois factos indesmentíveis, comprovados pelas escutas: que a justiça portuguesa é um labirinto onde a verdade dos factos se perde entre corredores, recursos, favores e apelos, e que a tão propalada eficácia e boas praticas desportivas dos azuis e brancos tinha uma rede à prova de qualquer vicissitude.

Embora eu nunca tenha duvidado, foi através das escutas que o país ficou a saber, por exemplo, como clube das Antas se moveu, , para evitar um castigo certo por agressão de Deco, com uma bota, a um árbitro. Para tal não hesitaram em recorrer a um jornalista, que a troco de uns almoços, veiculou a chantagem da ausência do luso-brasileiro do Euro-2004, caso fosse castigado. Claro que o referido árbitro também nunca quis ver apurada a verdade, doesse a quem doesse. Sabia bem que, no final, seria ele a sofrer as maiores dores.

A nossa matriz impede-nos de usar destes expedientes e outra frutas para lutar pelo que é nosso de direito. Para termos igualdade de tratamento e jogarmos em igualdade de circunstâncias no que aos critérios de julgamento diz respeito. Por isso o nosso caminho é mais difícil e penoso, mas julgo que é por tudo isto que muitos de nós só nos imaginamos Benfiquistas ou coisa nenhuma, sem meios termos. É precisamente farto dos meios termos que me sinto. Do comportamento politicamente correcto, para quem prefere a fraude, de estender um aperto de mão, ou de se sentarem ao lado de quem cheira mal.

Por isso sinto orgulho do meu presidente. Connosco não há meio termo. Para quem pratica fraudes, corrupção e afins só pode ter dos Benfiquistas DESPREZO.

3 comentários:

  1. Na realidade a visão do grande LFV é avassaladora! Foi o 1º a concluir que por mais evidência que houvesse não seria por essa via que a justiça seria feita e que a única forma de derrubar o polvo só podia ser dentro das 4 linhas.
    Aí não haverá justiça duvidosa que o salve.
    Só perante 50/60 000 espectadores é que a batota será reconhecida, desvendada e derrobada e os próprios protagonistas, terão de reflectir seriamente se querem continuar a agradar a criminosos ou fazer o trabalho para que tão bem são pagos.
    Mal vai o país que tem de recorrer a estes meios, principalmente quando os seus liders apregoam aos 4 ventos que somos um estado de direito. Portugal deve ser um dos poucos países onde perante evididências de corrupção da mais pura, os intervenientes continuam nos seus cargos como se nada tivesse acontecido.
    Tenho uma vergonha profunda de ser representado como citazão comum, por quem sou e enquanto nada mudar continarei a inutilizar o meu voto nas urnas.

    ResponderEliminar
  2. O que raio é um "citazão"???

    ResponderEliminar
  3. "perante evididências de corrupção da mais pura, os intervenientes continuam nos seus cargos como se nada tivesse acontecido."

    Deves estar a falar do Vieira, com certeza. Tu deves ser daqueles que apoiou o Vale e Azevedo enquanto foi presidente do slb.

    ResponderEliminar