sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Benfica surge na 17.ª posição num universo de 544 emblemas em média de espectadores por jogo

“Ao contrário daquilo que se pensa, Portugal não tem más assistências nos jogos de futebol. Temos uma média superior a dez mil adeptos por jogo, o que é muito interessante, e estamos em 11.º lugar entre 36 países. Quando comparados com um país com uma população idêntica, como é o caso da Bélgica, verificamos que temos números de espectadores muito semelhantes (média de 11.811 na Bélgica). Este estudo demonstra que os estádios não estão vazios, mas que provavelmente estão sobredimensionados para a nossa realidade”, explicou ao PÚBLICO o responsável por este estudo, Daniel Sá. A média alcançada pela Liga portuguesa deve muito, como é habitual, aos três “grandes” e à massa de adeptos que arrastam.

No ranking por clubes, por exemplo, o Benfica surge na 17.ª posição num universo de 544 emblemas (com média de 46.737 espectadores por jogo), o FC Porto na 40.ª (34.428) e o Sporting na 52.ª (27.259). “Esta média está muito influenciada pelos designados três ‘grandes’, que representam 62 por cento dos espectadores da Liga portuguesa”, concretiza Daniel Sá, que não poupa elogios ao trabalho “notável” em termos de marketing que tem sido desenvolvido pelos clubes: “Está ao nível do melhor que se faz na Europa”.
Público, em 15-01-2010

Quando se diz que "Este estudo demonstra que os estádios não estão vazios", nada mais falso. Apenas 4 estádios não estão vazios (Benfica, Porto, Sporting e Guimarães). E no caso do Sporting, com muita boa vontade, pois se retirarmos o desafio com o Benfica, a média de assistências será ridícula, para quem se diz "Grande". Os restantes, e em 80% dos jogos que são aqueles em que não participam os "Grandes", os estádios estão, "Cada Vez Mais, Vazios"! Nem é preciso muito para fazer um estudo mais apropriado do que esse e chegar a essa conclusão.

Duas reflexões mais. O Benfica continua a ser o garante da viabilidade financeira dos clubes de pequena dimensão, ao arrastar milhares de adeptos. E o Vitória de Guimarães que fica logo a seguir aos "Grandes" em assistências. Numa cidade com 75 mil habitantes, o Guimarães consegue ter uma Massa Associativa de cerca de 32 mil, e média de assistências próxima dos 20 000 espectadores. O Sporting tem média de 27 mil numa cidade de 3 milhões.... O Guimarães tem melhor média que muitos clubes europeus que andam na champions. Se o Vitória tivesse sucesso desportivo, como seria?

Sem comentários:

Enviar um comentário