quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Novas tecnologias - Estamos em Portugal, não esquecer

Mais de sete mil pessoas assinaram a petição "Pela verdade desportiva" (pelo uso das novas tecnologias no futebol) que foi ontem entregue na Assembleia da República. Mas um dos subscritores é especial: é o Presidente da República (PR), Cavaco Silva. É inédito que um PR em exercício se associe a uma petição do género - tal nunca acontecera com Mário Soares e Jorge Sampaio, disseram, ao DN, fontes próximas dos últimos titulares do cargo.

Apesar da euforia gerada pela petição a defender a introdução de meios tecnológicos no futebol, eu discordo na generalidade só aceitando a utilidade do mecanismo na verificação se a bola entrou ou não na baliza.

De todas as questões que se colocam - lance analisado de formas distintas pelos especialistas, mão na bola ou bola na mão, qualquer contacto é justificativo para a marcação de faltas,... - a mais importante e crucial é o papel do realizador de TV que transmite o encontro.

E ai meus amigos, a fazer fé nas transmissões que por cá se fazem estamos tramados. Imagens que desaparecem misteriosamente, repetição exaustiva de determinados lances..., tudo mas mesmo tudo, em desfavor do Benfica.

Vejam o exemplo do último jogo na Luz. Na grande penalidade, não assinalada contra o Nacional por falta sobre o Fábio Coentrão, o que fez o realizador mostrou repetições (não mais que duas) de longe e em ângulo aberto. Na pretensa grande penalidade de David Luís, na área do Benfica, repetições exaustivas e de diversos ângulos.

Cuidado com o que se assina. Estamos em Portugal, não esquecer. Os exemplos não são os melhores. Temo que o monstro criado seja bem pior.

9 comentários:

  1. E então que o Nacional ia empatando em fora de jogo e NINGUÉM se deu conta?

    ResponderEliminar
  2. Caro AM
    Por acaso reparei que seleccionou o Coração Encarnado para lhe dar a honra de transmitir o selo Relíquia da Internet.
    Porém, ainda lhe não enviou o código, pois não?
    Pode fazê-lo num comentário ou por e-mail para coracaoencarnado@sapo.pt
    É o terceiro que recebo o que só me enche de satisfação.

    Um abarço

    ResponderEliminar
  3. am, enviei-te um e-mail para o contacto que tens no teu perfil.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro am,

    Saíu hoje a edição nº. 1 do Jornal da Gloriosasfera ( jornaldagloriosasfera.blogspot.com ) tendo o teu artigo "Jesus, Vieira, Carvalhal e Domingos" sido escolhido como artigo do dia 2 de Janeiro.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  5. É duro ver o Presidente do Benfica "associado" ao "piqueno" à direita na foto, não é ?

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo AM
    SLB4EVER Rumo****

    ResponderEliminar
  7. a mim não me custa nada ver o LFV ao lado do Rui Santos... porque o que interessa é a defesa de uma ideia e não as pessoas envolvidas :)

    posso não concordar ou gostar do Rui Santos, mas ao menos não é um dos avençados que estão a soldo do Porto.

    voltando ao assunto das novas tecnologias, penso que numa primeira fase só tecnologias sem interferência humana irão ser activadas, como por exemplo as que permitem determinar se a bola saiu de campo ou se foi golo...

    se houver mais tarde árbitros a ver as imagens, estes terão de ter controlo acima dos realizadores. mas isso será muito mais tarde.

    como ficou provado na análise do Bernardino no Record sobre o último jogo da taça da Liga, mesmo com imagens a frente os bois continuam a ter palas. foi impressionante ver uma foto a mostrar o fora de jogo do jogador do Nacional e depois ver associado "Golo limpo anulado"!

    ResponderEliminar
  8. Concordo totalmente com o que escreveu...

    Jobar

    http://oalguidar.blogspot.com/

    ResponderEliminar