terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Benfica no caminho certo

O investimento do Benfica para a temporada 2009/10 alargou a rede de profissionais na folha salarial da SAD encarnada. Neste momento, contrariando a realidade do passado recente, o clube encarnado é aquele que coloca mais jogadores a rodar em outros emblemas. São 60 activos nos quadros.

O Benfica pode estar no caminho certo se, como tem acontecido nos últimos tempos, apostar em jogadores com qualidade acima da média (Aimar e Saviola), a par de jogadores jovens e com potencial de valorização interessante (David Luiz, Di Maria, Urreta, Javier Garcia, Ramires e alguns outros). Claro que isto só resultará se, como também tem estado a fazer, atempadamente, "segurar" os jogadores-base com contratos mais duradouros (Luisão e Cardoso, por exemplo).

Naturalmente que terão que ser melhor geridos os "caprichos" do Jorge Jesus e, como é evidente, algumas das suas "apostas" não poderão continuar (César Peixoto, Júlio Cesar não parecem ter valor para jogar no Benfica). Se isso for conseguido, continuando a apontar para jovens promessas (Fábio, Eder, Airton e Kardec estão nesse grupo), sem esquecer os "juniores" de valor com que já conta (Nelson Oliveira e Roderick, por exemplo), parece-me que o Benfica, a médio-prazo, poderá voltar a ser um dos grandes da Europa.

Em Portugal, alías, parece-me ser o clube com melhores condições para isso. No entanto, como é óbvio, a cada momento, será preciso ter os pés bem assentes no chão e gerir com maestria todas as contrariedades (e complexidades) que um grupo alargado de jogadores com qualidade sempre despoleta. A curto-prazo, parece, ser de emprestar alguns os jovens (para que possam jogar), livrando-se de outros (J. Ribeiro, Freddy Adu, Luís Filipe, Sepsi por exemplo) que não têm, nunca tiveram e não terão condições para jogar num Benfica Campeão.

3 comentários:

  1. Campeão passa lá pelo meu blogue que tenho uma lembrança para ti ok.

    um grande 2010,

    saudações gloriosas

    ResponderEliminar
  2. Engraçado como te squeces do Miguel Vitor nesta tua análise. Ele sim um jogador jovem com potencial interessante (e português) e que pode ser dos dispensados para dar lugar a mais um qualquer brasileiro desconhecido e nada promissor.
    O Sepsi é bom jogador. O Jorge Ribeiro também. Simplesmente não tiveram as oportunidades que deveriam. O Jorge Ribeiro tem ainda aquele problema que é... ser português e que parece agora incomodar aquele clube onde no passado apenas jogavam portugueses.

    ResponderEliminar