segunda-feira, 5 de julho de 2010

Uma aberração

João Moutinho já é jogador do F.C. Porto. O Sporting e os «dragões» comunicaram à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a venda do médio por 11 milhões de euros e um contrato válido para as próximas cinco temporadas.

Ist
o é o Sporting no seu melhor. Há anos um dirigente do Sporting dizia que era melhor ficar 2 anos em segundo lugar do que ser campeão uma vez. Agora deixam sair um dos seus melhores jogadores para um rival directo.

Aceitar enfraquecer-se em benefício de um rival é reconhecer que não está à altura do mesmo.

Poderá apenas existir o objectivo de "reforçar" o Porto para que este derrote o Benfica, assumindo o Sporting, sem margem para dúvidas, essa incapacidade. Tenho para mim que desde que o anterior Presidente "tomou de assalto" o clube de Alvalade ( graças à chantagem financeira que fez sobre a concorrência ) que o objectivo primeiro passou a ser esse: combater o Benfica, nem que para isso tenham de "vender a alma" ao diabo!

Moutinho talvez não seja – não é – um fora de série, mas é, em todo o caso, um jogador emblemático para o Sporting. É o seu capitão. Não se negoceia um capitão. Pode-se ser traído por ele, mas não se negoceia a criatura. Sobram os cúmplices sem haver culpados. Por outro lado, muitos sportinguistas estão de acordo com a transacção (chamemos-lhe assim, à falta de melhor). Pelo menos, acreditam nisso. É um erro. Moutinho terá, segundo eles, estagnado depois de se ter revelado. O problema é que pouco mais haveria a esperar. Era impossível a Moutinho brilhar no Sporting (como também lhe seria difícil fazê-lo no Everton), porque ninguém pode sequer faiscar se não tem companheiros próximos do seu nível.

Negociar Moutinho com um clube rival é uma demonstração de fraqueza, como se a direcção do Sporting abdicasse de considerar o próprio clube um Grande! É esta mentalidade que vai conduzir o Sporting a um lugar subalterno no futebol português. Aliás, se não é campeão há quase um década, não é por acaso.

5 comentários:

  1. mas há duvidas? mas o Porto ou o Benfica venderiam um dos seus melhores jogadores e capitão de equipa que foi vendido como ídolo as claques, para um rival? claro que não! antes perder um activo do que vender a um rival... mas como andaram a comprar jogadores por balúrdios que nem titulares conseguem agora há que remendar as burrices porque senão ainda descem de divisão... o que já esteve mais longe de acontecer!

    ResponderEliminar
  2. O Sporting mergulhado em dívidas, tal como, praticamente todos os clubes da primeira liga, só tinha era que aproveitar para vender o João Moutinho. E, tenho a certeza que, se o Benfica fizesse uma boa proposta pelo Miguel Veloso, o Sporting provavelmente aceitaria sentar-se à mesa com o senhor Luís Filipe Vieira, para o negociar. Afinal, são jogadores que nunca esconderam que o seu objectivo, enquanto jogadores profissionais e, sobretudo, jovens, era fazer o melhor contrato possível. O tempo do amor à camisola é passado, seja ela a do País, do Porto, do Benfica, ou do Sporting,infelizmente para nós, adeptos que sofrem todos os fins de semana nas bancadas dos estádios.

    ResponderEliminar
  3. este blog é que é uma aberração

    ResponderEliminar
  4. E moderar o egocentrismo, não?

    ResponderEliminar