segunda-feira, 2 de março de 2009

Manuel Bento - O meu Ídolo

Quando assisti pela televisão ao filho do inesquecível Manuel Bento subir ao palco para, em lágrimas, agradecer os intensos aplausos de uma erguida e emocionada plateia, na Gala do 105.º Aniversário do Sport Lisboa e Benfica, fiquei feliz, muito feliz, por o Benfica se ter lembrado do melhor guarda-redes Português de todos os tempos, e meu ídolo de juventude.

Ao longo de 18 temporadas, Manuel Galrinho Bento carimbou de qualidade a sua passagem pelo SL Benfica. Com agilidade felina, praguejou adversários e sossegou companheiros. Chegou aos 16 títulos, distribuídos por oito Campeonatos, seis Taças e duas Supertaças. Num determinado período, manteve as redes invioladas durante 1290 minutos consecutivos. E marcou golos de penálti. Como aquele que garantiu a eliminação do Torpedo de Moscovo, na gélida capital russa.

Na Selecção Nacional, também Bento não deixou de emprestar toda a sua galhardia. Ainda hoje está no top dos mais utilizados de sempre. No Europeu de 84, se Chalana justifica todas as mordomias, não dá para esquecer a competência de Bento, negando, várias vezes, o iminente golo da turma gaulesa.

Já com idade para ser avô, Manuel Bento despediu-se. Mas para sempre ficará património do Sport Lisboa e Benfica.

Para mim, foi e será sempre o meu ídolo

2 comentários:

  1. Não sendo benfiquista, presto a minha homenagem ao grande Bento. Não me esquecerei nunca da grande exibição de Estugarda que nos propiciou o acesso ao mundial - de má memória - do México.
    Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  2. Sim tens toda a razão. Essa exibição foi divina.

    ResponderEliminar