quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Números que geram preocupação e interrogações

Na época 2009/2010, a Benfica SAD conseguiu reduzir o prejuízo de 34,9 para 19 milhões de euros. Uma evolução «alicerçada nos resultados desportivos».

O Benfica teve um ano com excelentes receitas que dificilmente poderá ultrapassar. Realiza 29 milhões na venda de jogadores e ainda consegue ter um prejuízo de 19 milhões? É difícil, mas foi conseguido.

Mas preocupante é o investimento de 37 milhões em jogadores, como Jara, Alípio, Rodrigo, Roberto e Gaitan, que não trouxeram nenhuma mais valia à equipa. Esta é a triste realidade do nosso futebol, investimentos de muitos milhões em jogadores, com resultados desportivos duvidosos.

Ano após ano, o passivo aumenta, não se reduzem custos, não se aposta na formação, contrantam-se jogadores sem critério, etc. Mas na mente da maioria do povo Benfiquista está tudo bem. Criticar os responsáveis pelo clube é crime. Espero estar enganado, mas num futuro não muito longínquo a equipa do Benfica perderá os seus principais activos (Coentrão e David Luís), e a ver pelos exemplos anteriores, não conseguiremos colmatar essas saídas. E depois o que nos espera? Uma longa travessia no deserto.

2 comentários:

  1. Estás enganado, 75% das transferências só serão contabilizadas em 2010-2011 e não te esqueças que o passivo exigível, e este é que conta, é de 215 milhões de euros, enquanto no passivo não exigível de 155 milhões estão englobados contratos de patrocínios e publicidade durante os próximos anos + tranches de transferências de jogadores e ainda o dinheiro proveniente do Fundo de jogadores que só poderá ser utilizado 1 ano após a respectiva alienação.

    ResponderEliminar
  2. o ano passado foi bom em receitas, mas está longe de ser o melhor que o Benfica pode conseguir. se adicionarmos a uma boa campanha interna e a correspondente receita, a presença na champions e um melhor contrato de TV, percebe-se que os 19M são (relativamente) pouco!

    o valor de 37M de certeza que envolve jogadores que não estão na tua lista ;)

    ResponderEliminar