segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Para ganhar campeonatos não basta praticar bom futebol

Não chega só jogar bom futebol para se ganhar campeonatos. É preciso força mental e esta ainda falta em relação aos portistas! É pena mas Jorge Jesus ainda tem alguma dificuldade em gerir situações extra futebol e resistência psicológica á pressão de um grande clube como o Benfica.

A uma semana do encontro com os dragões, Jesus não soube salvaguardar David Luís, Fábio Coentrão e Di Maria, jogadores que fervem em pouca água, não soube substituir de início Pablo Aimar, não soube controlar o meio-campo e não soube preparar a equipa em termos mentais para enfrentar a filial portista no Algarve.
No entanto, nem todas as falhas do Benfica se podem assacar à "preparação" da filial Portista para este jogo. Na baliza, Quim continua a ser uma nódoa. Dois golos na pequena área e ele completamente despassarado como uma andorinha. Guarda-redes de categoria internacional precisa-se para a Luz.

Uma palavra para o putativo treinador Jorge Costa.
a) Não tem moral para falar em violência;
b) Não tem moral para falar em arbitragens;
c) Não tem moral para falar em resultados justos ou injustos. ...

Continuo a acreditar, na conquista do campeonato, mas a parte psicológica é necessário trabalhá-la, pois os nossos rivais têm a vantagem das recentes conquistas. FORÇA BENFICA!

PS - Como expectável o Porto ganhou ao Setúbal, com facilidade, aproximando-se assim do topo da classificação. Temo que uma derrota com o Porto possa fazer abalar todo o entusiasmo que se viveu até aqui, portanto Jesus faz lá o milagre de ganhar aos Portistas.

6 comentários:

  1. As verdades têm de ser ditas, muito bem.

    Saudações Gloriosas

    ResponderEliminar
  2. Terá sido por isso que o Benfica foi contratar o Alan Kardec ao Brasil. Não conheço as qualidades do jogador, mas sei que tem o nome de um dos maiores estudiosos do espiritismo, venerado no Brasil. Conhecendo-se o misticismo de Jorge Jesus, será que veio para jogar, ou apenas para passar boas energias?

    A verdade é que os jogadores sul-americanos são, como diria alguém do mundo da bola, "uma faca de dois legumes." Trazem a arte e o engenho, mas são mentalmente menos estáveis.

    É verdade que o Jorge Costa não tem grande moral para falar sobre árbitros e pancadaria, mas ele faz o jogo dele. Como já alguém disse "o fair-play é uma treta", e outros terão dito que no futebol vale tudo menos arrancar olhos, vale até mesmo jantar com árbitros antes de jogos. Por isso, está tudo dito.

    SOBRE O CAMPEONATO

    O jogo deste fim-de-semana afigura-se, em meu entender, decisivo para o Benfica. Uma derrota contra o FC Porto poderá querer dizer o adeus ao título. É que esta costuma ser a altura da temporada em que o Porto arranca, época de pausa da Champions, e é a altura em que o Benfica começa a ceder.

    Escrevi ontem no meu pasquim que uma análise fria aos números mostra que o Benfica de Quique foi campeão de Inverno, e que o Benfica de Jesus se arrisca a passar o Natal no terceiro lugar.

    http://portudoenada.blogspot.com/2009/12/benfica-e-o-genio-de-jorge-jesus.html

    O que quer dizer que nem sempre o espectáculo é sinónimo de eficácia e títulos. É preciso não vacilar contra os pequenos.

    Por terra pode ficar a previsão que fiz no início da temporada, de que este seria o ano do Benfica;

    http://portudoenada.blogspot.com/2009/08/benfica-campeao-nacional-de-futebol.html

    Nota: não sou adepto do Benfica. Mas também não sou do Porto, nem do Sporting, nem do Braga. Neste país quando não se diz maravilhas de um clube é-se logo catalogado como adepto de um clube rival. Neste caso, posso analisar com algum distanciamento.

    ResponderEliminar
  3. culpar o Quim pelos golos sofridos em olhão é de ficar sem palavras! nenhum GR no mundo defendia aquelas bolas porque estavam fora da jurisdição dele... basta ver golos sofridos por Preud Homme, Schmeichel e outros!

    falta força mental mas isso só se consegue com vitórias... é o que todos os grandes ex jogadores dizem!

    e eu pergunto só... MAS AFINAL QUEM É QUE TEM MAIS UM PONTO?

    ResponderEliminar
  4. Meus caros, Filial Portista?jogaram três jogadores emprestados pelo Porto, um deles o GR que deu frango no nosso primeiro golo. Com o FCP e o SCP os de Olhão já tinham provocados picardias. A diferença é que os Lagartos e Tripeiros não entraram no jogo. É altura de deixarmos de arranjar desculpas e exigir responsabilidades a quem de direito quando não jogamos bem. Saudações Cordiais

    ResponderEliminar
  5. Tiago
    No primeiro golo dou a mão à palmatória, e na verdade nada poderia fazer. Agora no segundo, desculpa, mas o jogador de Olhão cabeceou bem dentro da pequena área.

    Mas grave é que jogo após jogo o Quim não se sai a um único cruzamento. Tu podes pensar que os adversários são todos fora de série e os cruzamentos são fabulosos. Eu prefiro analisar que o Quim é um fracasso(fora dos postes).

    São opiniões.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. eu também preferia um GR melhor a sair dos postes, mas não vou culpar o GR quando para mim o erro é de toda a defesa.

    a bola foi centrada tensa para a zona limite de acção do GR, e o Toy cabeceou em cima da linha da pequena área. não é por acaso que nos cantos a defesa do Benfica com JJ está a povoar esta zona, nem é por acaso que um bom centro deve ser feito para esta zona da linha da pequena área. o que não percebo é como não deixaram o Toy em fora de jogo (quase que estava) nem como o deixaram cabecear completamente sozinho. ou criavam mais espaço para o GR ou reduziam o espaço e nem fizeram uma coisa nem a outra. isto principalmente sabendo da menor facilidade do Quim nos lances aéreos, faz com que para mim a abordagem defensiva do lance tenha sido a errada e ou mudam ou o Benfica vai sofrer mais golos com o Quim ou com outro GR. porque só um GR que arrisca-se a saída é que poderia apanhar aquela bola ou então um GR nota 20 em bolas aéreas e mesmo esses também sofrem golos de cabeça. é que ao arriscar a saída poderia sofrer um frango por desguarnecer a baliza se o livre tem sido marcado directamente! e a primeira obrigação de um GR é impedir o livre directo.

    o Benfica como qualquer equipa tem de tirar o proveito das qualidades dos jogadores e saber das deficiências, porque qualquer equipa também as tem.

    o Benfica perdeu porque o colectivo não funcionou. o Di Maria nunca funcionou a 10. o Benfica tem tido mais dificuldade fora de casa e contra equipas que são arruaceiras e com árbitros permissivos que permitem que o Javi leve com uma mão na cara e no mesmo lance por fazer o mesmo leva amarelo.

    ResponderEliminar