quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

É o futuro do Benfica que está em jogo

O Benfica apresentou um plano de reestruturação do Grupo Sport Lisboa a efectuar-se em cinco passos.

Passo 1 - aumento de capital do clube de 75 para 115 milhões de euros, através da emissão de oito milhões de novos títulos, ao valor de cinco euros cada um, bem como uma troca de acções entre a Benfica Estádio e a SAD
Passo 2 - O Clube irá vender 4,8 milhões de acções da Benfica SAD à Benfica SGPS, num montante de 24 milhões de euros.
Passo 3 - O passo três será a entrega, em modo de pagamento e venda de activos do Clube à Benfica SAD de 42,5% do capital social da Benfica Estádio e ainda o restante das prestações acessórias da Benfica Estádio, atingindo as duas operações o valor global de 58,2 milhões de euros.
Passo 4 - O quarto ponto é a cedência de créditos entre empresas do Grupo, com o Sport Lisboa e Benfica a transferir para a SAD os créditos que detinha na Benfica SGPS e à Benfica Estádio os créditos que detinha na SAD.
Passo 5 - Por último, os accionistas do clube deverão pronunciar-se sobre a fusão por incorporação da Benfica Estádio na SAD na Assembleia Geral que irá ter lugar no próximo dia 15.

OBJECTIVO
Com esta operação, a SAD do Benfica consegue sair da situação de falência técnica, embora o passivo da sociedade aumente para os 246 milhões de euros.
Com base no artigo do Económico

Eis um bom exemplo de tácticas à Portuguesa. No fundo esta operação, não é mais que "cosmética". Esta operação não significa nada em termos reais, significa apenas um número contabilistico para compor a "fotografia" e limpar a falência técnica. Troca-se passivos entre clube e SAD, e nada se altera. Diminui de um lado, aumenta do outro. Com esta operação vai-se gastar mais uns milhões de euros, e tudo ficará na mesma.

O que não se altera é o passivo global que rondará os 350 milhões de euros. A estratégia para a sua redução é que deveria ser motivo para planos de reestruturação.

Aconselho leitura atenta:

Sem comentários:

Enviar um comentário