quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O Benfica está forte, com atitude, personalidade e raça

O Benfica de Jorge Jesus tem personalidade, atitude e raça. O Benfica tem um modelo de jogo bem definido, tem organização e intenção ofensiva. Constroi jogo. Opta claramente na ofensiva pelo meio do terreno, usando passes de rotura e o Cardoso de costas para a baliza a triangular. É um ataque muito dinâmico, que não pára, e que tem consequências físicas nos jogadores. Todas os adversários, que jogam contra o Benfica, insistem nas “transições rápidas”, vulgo, contra-ataque, facilmente anuladas quer pela pressão alta do Benfica, quer pela raça defensiva.
Atente-se ao último jogo do Benfica contra o Porto.

O meio-campo do FCPorto foi presa demasiado fácil para o meio-campo do Benfica. Raul Meireles a sua própria sombra. Fernando, encostado às cordas quase a jogar como 3ºcentral. Em termos ofensivos, o FCPorto insistia nos passes longos, tantas vezes falhados, para as infrutíferas tentativas dos alas fazerem alguma coisa. O "super-herói" deveria pedir satisfações ao David Luís e ao César Peixoto por o não terem "deixado" jogar, mas não foi pedir satisfações ao segurança!
Não admito que alguém diga que o FCPorto na 2ªparte equilibrou as operações. Em parte poderá ser verdade, equilibrou em posse de bola… mas sempre controlado pelo Benfica. As estatísticas não mentem. O Benfica teve uma dúzia de remates à baliza de Helton. O FCPorto rematou 3 vezes durante os 90 minutos. Isto denota falta de organização ofensiva e de soluções para a ultima finalização. Demonstra também organização defensiva do Benfica. Não deixemos de dizer, o Benfica foi superior. O Benfica mereceu ganhar.

Com todas estas qualidades, a confiança na conquista de títulos é naturalmente elevada. E a massa adepta tem correspondido. Nos dez jogos com mais assistência esta época em oito interviu o Glorioso.
Benfica-F.C. Porto, 58 659
Benfica-Marítimo, 54 103
Benfica-Nacional, 47 011
4º F.C. Porto-Sporting, 46 511
5º Sporting-Benfica, 45 880
Benfica-Leixões, 43 283
Benfica-Naval, 41 981
Benfica-Académica, 41 206
Benfica-V. Setúbal, 40 915
10º F.C. Porto-Nacional, 40 309

Que
esta pausa de Natal traga, ainda, um Benfica mais forte.

4 comentários: