segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Leituras - Benfica e o génio de Jorge Jesus


Benfica e o génio de Jorge Jesus

"O Ben­fica joga, o Ben­fica go­leia, mas no meio do tango dan­çado a com­passo pres­sente-​se um vol­teio de tra­gédia: para Jesus, o tí­tulo na­ci­onal é cada vez mais uma mi­ragem.

O Ben­fica ar­risca passar o Natal no ter­ceiro lugar do cam­pe­o­nato, atrás de Spor­ting de Braga e Fu­tebol Clube do Porto. Muitos serão le­vados a ques­ti­onar que mo­tivos pro­fun­da­mente ir­ra­ci­o­nais levam o adepto ben­fi­quista (aquele adepto tão dado a vi­ajar entre es­tados de fúria e mo­mentos de êx­tase), desde uma fase tão pre­coce da tem­po­rada, a ma­ni­festar uma his­teria tão des­me­dida e um elogio unâ­nime e in­ques­ti­o­nável ao ca­valo branco, Jorge Jesus. Es­tranho a eu­foria que reina nas hostes en­car­nadas e os epí­tetos com que a visão acrí­tica da im­prensa des­por­tiva ca­ta­loga o de­sem­penho dos jo­ga­dores do Ben­fica nesta edição da liga.
Na pró­xima jor­nada o Fu­tebol Clube do Porto vi­sita Lisboa. Uma vi­tória dos azuis em­purra o clube do mi­lhafre para o lugar mais baixo do pódio. Se nos lem­brarmos que na época pas­sada o Ben­fica con­quistou o tí­tulo fátuo de cam­peão de In­verno – uma evo­lução da­quilo que tinha sido nas épocas an­te­ri­ores o abono fa­mi­liar do museu en­car­nado, a re­cor­rente con­quista do tí­tulo de cam­peão do de­feso –, é lí­cito con­cluir que, em pe­ríodo ho­mó­logo, a per­for­mance do mal-​amado Quique Flores quedou-​se uns va­lentes furos acima do de­sem­penho, para já vago, do ido­la­trado Jorge Jesus. Na úl­tima tem­po­rada, Quique Flores chegou ao final da pri­meira volta em pri­meiro lugar; este ano, Jorge Jesus ar­risca-​se a ul­tra­passar a me­tade da época numa pouco pres­ti­gi­ante e frus­trante ter­ceira po­sição.
Não há que en­ganar: se um se des­taca pelo in­tenso es­bra­cejar, por mascar maços in­teiros de pas­ti­lhas super-​go­rila de uma forma quasi des­bra­gada, já o es­pa­nhol, se­nhor de pa­tilha grossa e filho de boas fa­mí­lias, dis­tin­guia-​se pelo porte fleu­má­tico, que em Por­tugal o terá le­vado a con­quistar uma Taça da Liga com o peito, e uma Orsi com um par deles.
A fauna ben­fi­quista está em alerta, mas, passe o que passar, a tribo dos pas­ti­lhas já con­quistou o seu cam­pe­o­nato, e Jorge Jesus um lugar na His­tória. Se o Fu­tebol Clube do Porto vencer no pró­ximo fim-​de-​se­mana no Es­tádio da Luz, todos têm ra­zões para ficar con­tentes. O FC Porto porque ar­risca ser líder, o Spor­ting de Braga porque pode manter-​se em se­gundo lugar lu­tando por uma po­sição de acesso à Liga dos Cam­peões, o Ben­fica porque o ter­ceiro lugar é um dos pri­meiros da fila e a equipa está a jogar um fu­tebol bri­lhante à Mister Jesus... e o Spor­ting porque se mantém acima da linha de água.
Há fe­nó­menos que eu não en­tendo. E um deles é este, o de en­co­mendar com esta an­te­ce­dência as faixas de cam­peão, mesmo antes se­quer do meio da tem­po­rada.
Nota final: das ban­cadas do Es­tádio do Dragão, os pe­tizes gritam para dentro do rel­vado, chamam pelos ídolos, chamam pelo Hulka!
(para quem não gostou nada do que leu neste texto, pode sempre es­preitar este outro em que me en­tre­tive a es­crever apenas ma­ra­vi­lhas sobre o Ben­fica.)"

8 comentários:

  1. A euforia deve-se ao facto indesmentivel de que o Benfica tem jogado muito melhor que em anos recentes!

    Não se percebe como já se diz que se o Benfica não ganhar o jogo contra o Porto não será campeão! Mas afinal isto é um campeonato ou será uma final?

    O Porto vai jogar na Luz como um clube pequeno, em que qualquer resultado é justificavel... já o Benfica tem de jogar como se se não ganhasse perdesse tudo! O problema do Benfica em muitos anos reside mesmo aqui! Não saber dar a volta por cima de um mau resultado é que leva a se perder campeonatos! Isso e o historial também evidente do prejuizo do Benfica com as arbitragens nos clássicos Benfica-Porto!

    Mas afinal quem é que já encomendou as faixas de campeão? Aqueles que apregoam pelo penta quando o fazem afinal estão a fazer o quê??

    Nota final: Todos não significa o mesmo que anti-benfiquistas...

    ResponderEliminar
  2. vai dar banho ao cão,não deves ser benfiquista....
    mesmo que que tenhamos uma derrota este domingo ainda vamos ser campeões sem recurso a esquemas.
    acho estranho como todos branqueiam os esquemas do porto ou seja espertice ou portuguesisse saloia.
    o projecto benfica veio para ficar podem conseguir para lo este ano, mas nos proximos será impossivel.
    Ja viram que o porto só vive dos jogadores que saca aos outros e de esquemas ou seja é um parasita e os parasitas não duram para sempre.
    Saudações
    PS. O orçamento de 80 milhoes de euros devem ser para o porto e para os satelites.
    camos ver quanto tempo aguentam com esta estrutura

    ResponderEliminar
  3. Tiago
    Relativamente à nota final, tens toda a razão e dou a mão à palmatória.

    A discordância é salutar e, estou certo, ambos o que mais queremos é o Benfica vencedor e campeão.

    Os teus comentários são inteligentes e de um modo geral acabo por concordar com o teu ponto de vista.

    Por exemplo as arbitragens nos clássicos, temos que admitir têm prejudicado e muito o Glorioso. Por vezes, esquecemo-nos desse pequeno grande pormenor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. ????
    Qual é o tipo de drogas?
    NATURAIS???
    CRIADAS EM LABORATÓRIO?...

    ResponderEliminar
  5. am,

    concordo plenamente quando dizes que a discordância é de salutar!

    já dizia Friedrich Nietzsche "Não poríamos a mão no fogo pelas nossas opiniões: não temos assim tanta certeza delas. Mas talvez nos deixemos queimar para podermos ter e mudar as nossas opiniões."

    eu também mudo de opinião ou enriqueço a minha quando leio as tuas crónicas ou as de outros bloguistas. é por isso que faço questão de ser um visitante assíduo ;)

    Eu acredito que é possível sermos campeões seja qual for o resultado do próximo clássico... é só continuar a lutar até ao fim e acreditarem que podem ser cada vez melhores porque se o Porto pode ganhar na Luz também o Benfica pode ganhar no Dragão!

    ResponderEliminar
  6. tanta estupidez numa pessoa só .... qual o melhor ataque do campeonato, quem segue na frente?????
    se não houver euforia quando se ganha quando haverá lugar a ela, se descermos de divisão? oh, pá, vai-te tratar, e se o fcp ganhar, que não ponho em causa uma vez que os árbitros há mais de 20 anos que ganham campeonatos para o fcp, ainda haverá muito campeonato

    ResponderEliminar
  7. O Kostag começa por chamar estúpidos aos outros e depois dá um tiro no próprio pé com a velha conversa medíocre sobre os árbitros. O FC Porto pode perfeitamente ganhar esta partida porque está claramente a subir de forma, enquanto que o Benfica está num mau momento, esta é que é a verdade. A conversa dos árbitros já mete nojo e não dignifica em nada o nome do SLB.

    ResponderEliminar
  8. custa muito a quem tem presidentes corruptos ouvir falar em arbitragem pois essa é uma mancha que nunca vão remover! não quiseram recorrer agora aguentem-se!

    quem continua a ver a acção de árbitros escolhidos em tempo de fruta, claro que sabe que o Benfica só ganhará sendo mais forte que equipas de 13!

    ResponderEliminar