segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Depois perguntam porque é que temos de naturalizar jogadores

Depois de Alan Kardec e Airton, o Benfica parece ter garantido mais um reforço brasileiro: Éder Luís, extremo do Atlético Mineiro de 24 anos.

Éder Luís vem para o Benfica? não sei. Mas uma coisa é certa. É um grande jogador podem ter certeza disso. Rápido, muito tecnicista, bom remate de direita , excelente passe longo e boa visão de jogo, consegue desmarcar colegas facilmente e abrir espaços nas defesas. O que mais me admira é ser muito agressivo defensivamente, aparecendo a recuperar bolas em todas as zonas do campo sempre com a mesma intensidade.

Gosto de ver o Benfica a investir no futebol mas penso que estamos a pecar por um excesso da armada brasileira (Júlio C., David L, Luisão, Sidnei, Ramires, Filipe Bastos, airton, Filipe M., weldon, kardec, Éder Luís). É boa a política de apostar em jovens valores e integrá-los progressivamente no clube para possíveis saídas/vendas dos 11 titulares. Olhem com mais atenção para os Portugueses. De certeza que também existem bons jogadores em portugal, inclusivé na "cantera Benfiquista". Por exemplo, Ruben Micael, tem qualidade e uma boa margem de progressão.

Os mais práticos dirão, no mundo globalizado é assim. Há que procurar os melhores. E os melhores (no futebol), estão no país penta-campeão, o maior produtor de talentos futebolísticos com garantia. Ok, é verdade, mas não éramos nós que nos queixávamos de não ter centro de estágio para potenciar os jovens Portugueses. Não fomos nós os campeões de júniores da época transacta. Onde estão esses jovens?

5 comentários:

  1. Pois meu caro AM, uma questão pertinente sem dúvida. Essa aposta em jovens valores, independentemente da nacionalidade é boa, é uma forma de criar mais valias financeiras importantes, mas de facto, isso devia ser conciliado com uma aposta em jovens da formação do Benfica, sendo campeões de júniores no campo, esta época somos de novo lideres e não aparece ninguém é estranho, a questão é, haverá assim tanta diferença entre por exemplo, Kardec e Nelson Oliveira?

    ResponderEliminar
  2. Não meu caro amigo. Não foram vós os campeões de júniores não época transacta.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo
    Fomos campeões no campo. Para mim é o que conta. O resto são falácias.

    ResponderEliminar
  4. Caro AM, também falei nesse assunto hoje porque o acho pertinente. Se o ler tem lem a minha opinião.
    Quanto aos nossos jovens da formação, por uma questão talvez cultural, acusam mais o peso do manto, enquanto os estrangeiros nem tanto. Por isso é bom que rodem um a dois anos para depois voltarem os que provarem valor para isso. Seguramente temos alguns na calha, quer dos que estão a rodar, quer dos que ainda estão nos júniores (Roderick - substituto de D.Luiz e Nélson Oliveira).
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. os jogadores do campeonato português estão demasiado inflacionados principalmente quando é o Benfica a querer comprar... isto limita logo a escolha de jogadores portugueses.

    ultimamente o Benfica também teve azar com jogadores portugueses e os seus empresários, porque quando ganharam algum estatuto criaram logo problemas até forçarem a saída como foi o caso do Tiago e do Miguel...

    por fim, e como em qualquer grande clube só 1 ou 2 juniores normalmente são aproveitados...

    se o Porto não consegue promover muitos juniores quanto mais o Benfica que está mais pressionado para ganhar devido a não ter ganho o campeonato nos últimos anos.

    tal como aconteceu com o Rui Costa, há que rodar os jovens e estar atento a evolução para os poder resgatar quando for a altura certa... mas têm é de estar atentos...

    ResponderEliminar