sábado, 16 de maio de 2009

Para Memória Futura

Como prometido. O peso das arbitragens para o Tetra do FCP

5ª J: Sporting-FCP - Tomás Costa já com amarelo tem 3 entradas que obrigatoriamente tinham que ser amarelo, mas o Lucílio não deu. A 3ª é tão gritante que ele próprio estava convencido que vinha para a rua… e veio mas porque Jesualdo o substituiu de imediato e o FCP lá jogou 11 contra 11, arrancando uma vitória muito suada depois do Sporting ter feito um jogo em que poderia ter dilatado bastante o resultado.

12ª J: FCP-Marítimo - Empate em casa a 0-0, mas com 2 penaltys claros por marcar contra o FCP.O 2º com expulsão de Bruno Alves, que lhes faria falta para os jogos seguintes.

13ª J: Nacional-FCP - Num dos campos mais difíceis do campeonato o jogo foi muito rasgado e equilibrado, mas logo na 1ª parte o influente Lucho devia ter visto o vermelho (não está esquecido pois não?). Puderam jogar 11 contra 11 e o jogo chegou aos 90’ com empate a 2-2 e já à largos minutos com tudo conformado com o empate; até que um tal de Felipe Lopes ou lá o que é, atira com um braço à bola como se desse uma manchete de volei sem explicação nenhuma.Penalty, golo e 3 pontos para o FCP.

15ª J: Braga-FCP - Um jogo completamente escandaloso, daqueles que nem vale a pena contar os penalties, golos mal anulados e expulsões. Foram 3 pontos dados a uns e tirados a outros.

17ª J: FCP-Benfica - Empate entre as duas equipas, com destaque para que este foi um dos dois jogos em que realmente o Benfica jogou bem esta época. Se tudo se tentou lavar com um possível penalty sobre Lucho na 1ª parte; e se é verdade que de facto se podia ter marcado penalty, o que também não é menos verdade é que o jogador seguiu perfeitamente no controlo da bola e que “ninguém” marca aquele penalty. Num jogo totalmente controlado pelo Benfica que vencia e apenas pecou por não matar o jogo; ao cair do pano é marcado um penalty fidelidade de uma simulação tão fraquinha que até veio dar motivo a suspensão. Com o apitador a 2 metros do lance e bem de frente. Lá chegaram ao empate.

18ª J: FCP-Rio Ave - Golo da vitória, a cinco minutos do fim, com Farias a fazer falta sobre o defesa.

19ª J: Paços Ferreira-FCP - Segundo golo num penalty inexistente sobre Hulk e numa altura em que só havia Paços em campo.

20ª J: FCP-Sporting - Arranjou-se um truque para o Sporting não ter as 72 horas de descanso e jogou-se num Sábado em vez de Domingo. Ainda assim o Sporting foi a equipa mais próxima de vencer um jogo que acabou 0-0. Mas aos 43’ Lucho agrediu nas barbas dos apitadores e nada.Como seria o jogo com toda a 2ª parte com o FCP com 10 contra 11 Leões?

21ª J: Leixões-FCP - Um jogo que parecia dos mais difíceis da época, o FCP encontra uma equipa onde tem vários emprestados, um Zé do Boné a treinar e um grave problema… salários em atraso.Na semana anterior o GR do Leixões foi contratado para jogar no FCP e surgiu por coincidência a 1ª convocatória da sua carreira para a Selecção.Na semana a seguir os salários foram regularizados.O jogo foi um passeio de 4 batatas nas redes, com o GR a chegar-se para o lado.

23ª J: Guimarães-FCP - Ao intervalo o Guimarães vencia e tinha sido a equipa mais forte.Na 2ª parte o FCP acaba por empatar.O Guimarães ainda tenta vencer e mesmo a acabar acontece um lance tantas vezes assinalado penalty que poderia dar o 2-1 ao Guimarães… o árbitro manda seguir, e com os jogadores ainda a protestar e incrédulos é o FCP que vai à frente e marca. Mais 3 pontinhos.

25ª J: Académica-FCP - Com uma 1ª parte miserável, o FCP não tinha maneira de marcar. Perto do intervalo acontece talvez o ROUBO mais porco do campeonato, pelo artista mais bem cotado (claro… porque será ele tão cotado?)Um penalty por defesa de Raul Meireles, simplesmente impossível de não ser assinalado, como se prova por toda e qualquer imagem. No início da 2ª parte é anulado o 1-0 à Académica, porque o mesmo palhaço foi descobrir uma falta que não lembra a ninguém. Posto isto e com um “rapaz da casa” no banco de Coimbra o FCP lá ganhou.(Falta os Portugueses entenderem como é que um árbitro que não marcou aquele penalty impossível de não ser marcado, tão pouco não foi castigado como 3 dias depois estava na Madeira a apitar uma meia-final da Taça, curiosamente a decidir o adversário do FCP na final. E marcou lá penalties bem mais difíceis).

26ª J: FCP-Setúbal - Uma equipa que está à rasca para não descer e que se consta ter jogadores a passar fome por falta de pagamento; recebeu na 3ª feira anterior metade dos salários em atraso; e com muitos “emprestados” deslocou-se ao Porto e jogou “brilhantemente” à defesa com o seu autocarro, deixando apenas na frente 2 jogadores “emprestados” pelo FCP que muito estavam a dar que fazer aos patrões. E por incrível que pareça o FCP simplesmente não furava de maneira nenhuma.Acontece então o famoso minuto 58 já tão falado. O pescador que está o banco dos Sadinos (por ordens e por querer receber) tira só esses mesmos 2 jogadores “emprestados”… e pronto em 2 minutos 2 golos. Mas como clubes amigos, a garantia estava dada… a outra metadezinha e claro a permanência na 1ª divisão, em que na jornada seguinte logo ficou demonstrada com um penalty impressionante que deu a vitória no jogo ao Setúbal contra o Paços.Vejam o lance que é de rir.

Agora raciocinem com o que foi feito a favorecer o FCP e olhem para alguns jogos do Benfica e vejam como as coisas se passaram! Tem cabimento? Tantas e tantas judiarias ao longo da época… Em alguns jogos, com grande sofrimento lá conseguimos vencer mesmo contra 2 equipas, mas noutros não tivemos mesmo hipótese.

Parabéns aos homens do apito. Mais uma vez, fabricaram um campeão em Portugal.

5 comentários:

  1. Caro am, concordo contigo que demasiadas vezes os homens do apito influenciam os resultados desportivos. Às vezes dá mesmo a sensação que não é preciso comprá-los, porque eles próprios se compram por não conseguirem aguentar a pressão de assinalar determinado penalty ou falta. Eu vejo sempre o futebol através de umas lentes vermelhas que me tornam mais apto para determinar erros de árbitros a favor do Porto ou do Sporting do que a favor do Benfica. Muitas vezes preciso de ver o mesmo lance dez vezes para aceitar que o Benfica foi beneficiado quando às vezes nem é preciso repetição para já estar em pé "doente" com o árbitro.
    Assim, friamente, digo-te que os árbitros são amadores e com pouquíssima formação na área. Parecem mesmo extraterrestres que nem se sabe de onde vieram. Numa realidade de árbitros profissionais o Olegário Benquerença já não era árbitro, porque não possui competências para tal. Ou estaria numa instituição de saúde mental ou a fazer publicidade à Multiopticas.
    Profissionalizem os homens do apito é a minha sugestão.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Errata: esqueceste-te do vermelho por atribuir ao Luisão por agressão ao Sapunaru aos 10 min dos jogo SLB-FCPorto; do vermelho ao Nuno Gomes no mesmo jogo com agressão ao Sapunaru; o escandalo do SLB-SCBraga; as mão na Figueira e na Amadora; e para finalizar o vermelho que ficou por mostrar ao Sidnei na 1ª parte no jogo FCP-SLB por agressão sobre o Lucho!E para completar a taça Lucilio Inocêncio Calabote Batista!Cumps

    ResponderEliminar
  3. Deve ser triste a escumalha corrupta só conseguir ganhar assim...
    Mas eles próprios sabem bem que sem essas ajudas jamais ganhariam o que quer que fosse.

    Claro que essa análise também podia incluir a inacreditável ausência de sumaríssimos (com especial destaque para o burro alves), uma agressão do cebola à cotovelada (com o árbitro a assistir) no jogo com a lagartagem, as lesões douradas, etc.

    Juntando a tudo isso os mais de 15 pontos que foram roubados ao Benfica rapidamente se chega À conclusão que quem pensa que basta mudar de treinador está muito enganado

    ResponderEliminar
  4. Amigo am, grande post.

    No futuro terei que fazer arquivo destas coisas, como agora não tenho vou copiar o teu texto e colocar no meu cantinho. Com a devida fonte e agradecimento.

    Abraço Benfiquista

    ResponderEliminar
  5. Amigo am para o teu post ser mais explicito deverias incluir os pontos ROUBADOS ao Glorioso que sao nem mais nem menos 17 e neste caso nao teriamos de olhar para os outros.
    Muito bom trabalho e continua a tua luta. Eu nao comento muitas vezes e nao tenho muito jeito para a escrita mas sempre que posso venho aqui ao teu cantinho.
    Um abraco.

    ResponderEliminar