sexta-feira, 15 de maio de 2009

TETRA ou TRETA

Nota Prévia - O Benfica mostrou debilidades ao longo do campeonato e dificilmente pode parecer a alguém que merecesse ser campeão, mas de facto num país normal tinha-o sido de forma completamente folgada, apesar de não apresentar um futebol brilhante, mas para Portugal chegava e sobrava.

O CONTROLO E MANIPULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Antes de mais é preciso desmistificar a autêntica campanha de pura propaganda que se seguiu ao melhor jogo da época do FCP: o tão festejado empate em Manchester.Esta campanha durou uma semana e ocupou horas e horas em todos os canais de TV e Rádios, encheu jornais e jornais e “lavou o cérebro” a grande parte dos Portugueses; fazendo crer que o FCP era uma equipa muito melhor do que as outras equipas Portuguesas e só por esse facto era um campeão nacional inquestionável.O problema é que não se disse que o Manchester jogou com uma segunda equipa e com menos de 48 horas de descanso.Mas como o que se está a tratar é do campeonato Nacional; nesse, se soubermos separar as águas o FCP esteve muito longe de ser brilhante. Não houve por exemplo no FCP um avançado como Cardoso, ou mesmo como Néné; já que Lisandro fez uma época muito abaixo do costume. No meio campo onde Lucho era rei, temos que convir que esteve a época quase toda muito apagado. O Rodriguez até ao “Natal” era assobiado; e figuras como Sapunaru, Stepanov ou Pedro Emanuel autênticos buracos. A equipa foi melhorando, com mais entrosamento, mas não deslumbrou. E temos que ser honestos e constatar que sempre que a sua posição estava em perigo, apareceu a “ajuda divina” das arbitragens; e curiosamente aparecia ao mesmo tempo um forte “empurrão para baixo” a quem os incomodava. São factos que não se podem negar e que só as mentes mais estúpidas podem constantemente desculpar com argumentos “o FCP é muito melhor, porque empatou com o Manchester (Manchester B) e o Sporting foi goleado com o Bayern ou o Benfica com o Olympiacos” (a tareia que o Arsenal lhes deu evaporou-se!)“ Só o FCP é que dá pontos a Portugal” (completamente falso). Isso não cola. Importa ainda sublinhar o exército de jornaleiros e fazedores de opinião, os chamados “rapazes da casa”, que vomitam lavagens cerebrais nos média pró-FCP e muitas vezes como é evidente e por efeito “bola de neve” as oposições dentro dos rivais aproveitam para ganharem dividendos. Os pobres maltrapilhos de alguns adeptos do FCP, ainda esta época passaram de um estado em que não podiam ver o treinador Jesualdo à frente, ao ponto de afirmarem (até por escrito) que enquanto treinasse a equipa não viam mais nenhum jogo e muito menos iam ao estádio; para a uma dada altura afirmarem com todas as suas bocas com escorbuto que era melhor que o Mourinho.

A LEGIÃO DE “EMPRESTADOS”

O poder económico que o FCP conseguiu acumular com “30 anos de sistema”, que nos levaria horas a escrever agora… permite-lhe controlar e manipular cerca de metade das equipas do nosso miserável campeonato. Assim sendo não é preciso explicar, pois não andamos a dormir e sabemos perfeitamente como decorre o nosso campeonato.

O PESO DA ARBITRAGEM

Foi gritante a diferença de tratamento que existiu nas arbitragens. Aos olhos de todos, foi claro um evidente corporativismo dessa classe contra o Benfica. Um exercício interessante é rever todos os jogos do Benfica no campeonato; e mesmo em alguns onde os nossos rivais possam dizer que fomos beneficiados; é muito interessante verificar que é impossível até ao mais fanático adepto rival indicar um jogo onde um eventual benefício ao Benfica não tivesse sido um lance perfeitamente isolado no contexto do jogo em causa; muitas vezes a acontecerem mais prejuízos contra o Benfica no mesmo jogo. Em contrapartida os nossos rivais foram presenteados com arbitragens de “campo inclinado a seu favor”, por vezes com alguns “erros” que simplesmente não se engolem.

A campanha do FCP na Liga dos Campeões esteve bastante tremida, principalmente após perder em casa com o Kiev… mas curiosamente quando a equipa se apurou para a fase seguinte; e entrou muito dinheiro as arbitragens por cá no nosso campeonato começaram a dar sempre aquele empurrãozinho necessário. Ou então se não era um árbitro era um “emprestado” ou “apalavrado”.

Vamos então, por curiosidade olhar para o jogo entre o FCP-Benfica - Empate entre as duas equipas, com destaque para que este foi um dos dois jogos em que realmente o Benfica jogou bem esta época. Este e a recepção ao Nápoles. Se tudo se tentou lavar com um possível penalty sobre Lucho na 1ª parte; e se é verdade que de facto se podia ter marcado penalty, o que também não é menos verdade é que o jogador seguiu perfeitamente no controlo da bola e que “ninguém” marca aquele penalty. Num jogo totalmente controlado por o Benfica que vencia e apenas pecou por não matar o jogo; ao cair do pano é marcado um penalty fidelidade de uma simulação tão fraquinha que até veio dar motivo a suspensão (num jogo que não interessava e anunciada precisamente na altura em que um tribunal de “Palermo” considerava inocente o Papa e não credível aquela que um dia serviu para beijar a mão do verdadeiro Papa no Vaticano; como que numa manobra de diversão de que estavam a querer prejudicar o FCP com o castigo de Lisandro).Com o apitador a 2 metros do lance e bem de frente.Lá chegaram ao empate.

O LADO POSITIVO

Cada vez que o FCP ganha alguma coisa (ás vezes empates a meio de eliminatórias também servem) sinto-me orgulhoso por não ter o AZAR de ganhar de forma suja como eles ganham. O ser humano gosta de se divertir, por isso existe a comédia e de facto cada romaria e parvoíces que sai da boca dessa gentinha feia que se vê nas televisões faz rir qualquer um; pois constantemente berram a mesma cantilena que é o hino deles: “Filhos da P*** SLB”. Só mesmo para rir. Ah… e não digam que são as televisões dos Mouros carago! Hoje já não é desculpa, ele é “PORTO CANAL”, ele é RTP N de Norte… ele é Rui Cerqueira….

CONCLUSÃO

Assim não obrigado!

PS - Amanhã
irei analisar jogo a jogo a pouca
vergonha das arbitragens.

2 comentários:

  1. Claro que é uma treta
    Beijos
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Faça o favor de ver os jogos do benfica esta epoca ... Fazer de nos é facil ... Fala da fraca figura que o benfica fez esta epoca ...

    Arbitros ? Lavagem de Cerebro?

    Fizeram-te a ti , agora qualquer coisa com o porto é arbitros ... este ano voces ganham taça da liga vergonhosa , golo david luiz completamente fora de jogo e muitos mais ...

    Mas falar disso? Para que ? Falar no porto já que o benfica nao ganha em campo ...

    A BOLA , RECORD , TVI , SIC = LISBOA = BENFICA E SPORTING

    que mal tem termos dois canaizinhos?

    és triste ... Analise jogo a jogo ... eu depois ca venho falar sobre o jogo com o braga ( Pois o Braga vai jogar sem treinador )

    ResponderEliminar