quarta-feira, 30 de junho de 2010

Negócio Di Maria foi excelente... para Jorge Mendes

A Gestifute, do empresário Jorge Mendes, comprou 10 por cento de Di María a troco de 1 milhão de euros, em 2008. Em Novembro desse ano, o Benfica anunciou a aquisição da totalidade dos direitos de Sidnei, a par da alienação da percentagem do passe do argentino, a favor da empresa de gestão de carreiras de jogadores.

Por outro lado, em Novembro de 2009, surgiu um Fundo de Jogadores, o Benfica Stars Fund, com Angel Di María como uma das referências. O fundo, gerido pelo ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A., adquiriu 20 por cento do passe do extremo por 4,4 milhões de euros.

Desde logo, o Fundo de Jogadores tem um lucro de 600 mil euros. Adquiriu 20 por cento do passe por 4,4 milhões e essa percentagem, no valor pago pelo Real Madrid, traduz-se em cinco milhões de euros. A Gestifute de Jorge Mendes lucra 1,5 milhões. Comprou por um milhão e receberá 2,5 milhões pela sua parte do passe (10%).
Partes de artigos retirados da imprensa.

Como é isto possível. Num intervalo de meses o Benfica vendeu 10% do Di Maria por 1 milhão a Jorge Mendes e posteriormente 20% por 4.4 milhões. Isto é o fundo investe 4.4 milhões e lucra 600 mil euros. O empresário Jorge Mendes investe 1 milhão de euros e lucra 2.5 milhões. Agora percebe-se porque Di Maria tinha que ser vendido.

3 comentários:

  1. Caro am, não sejas carneiro e não vás atrás do rebanho... o Jorge Mendes ao ter uma PERCENTAGEM, o negocio seria tão bom para ele quanto mais o Benfica recebesse...

    ResponderEliminar
  2. se o Benfica não criasse o fundo de jogadores NUNCA teria sido campeão o ano passado porque nem Saviola nem Javi Garcia tinham sido comprados! Quanto é que o Benfica recebeu por jogadores que se calhar nunca serão vendidos?

    ResponderEliminar
  3. Caro Geração

    Nada tenho contra a percentagem do Jorge Mendes. mas contra a avaliação do passe do Di Maria para o cálculo dessa percentagem sim.

    A questão é a seguinte: Para o Jorge Mendes avaliaram o Di maria em 10 milhões (10%, 1 milhão), para o fundo avaliaram em 22 milhões.
    Algo parece errado, não achas?

    Tiago
    concordo totalmente com o teu comentario.

    Saudações

    ResponderEliminar