sábado, 25 de julho de 2009

Reflexão: Fuga para a frente ou estratégia adequada

Pelas minhas contas e baseado nos Relatórios e Contas das duas SADs, a SLB SAD está estruturalmente 10 milhões melhor do que a FCP SAD.

Por "estruturalmente" quero dizer antes de:
1) entrar em conta com as vendas e compras de jogadores
2) presumindo que os dois clubes fazem receitas idênticas na Europa

Ou seja, já entrando em conta com tudo o resto (receitas de bilheteira/quotas, merchandising, patrocínios, custos com jogadores, custos administrativos, FSE, etc).

No entanto, esta vantagem de 10 milhões é logo à partida anulada na época que agora começa devido ao FCP estar na Liga dos Campeões e o benfica na Taça UEFA. Para além disso e até agora neste defeso o saldo (vendas - compras) é muitíssimo mais favorável ao FCP em várias dezenas de milhões.

Conclusão: o Benfica começa a ficar desesperado com a performance desportiva miserável e está disposto a esticar a corda o mais possível - ainda por cima até porque sabe que financeiramente outro ano fora da LC seria uma mini-catástrofe .

Como é que conseguimos esticar a corda, perguntam-se alguns? É fácil: com um downpayment considerável do novo contrato com a Centralcer, com novos empréstimos junto da banca (ou de outrém), ou com prazos alargados de pagamento das novas contratações. Ou com uma mistura de tudo isto. Enfim, é o tudo ou nada.

Se não resultar o próximo presidente (ou mesmo LFV) que se desenrasque... corremos o risco de passar uma travessia do deserto financeira por 3 ou 4 anos como o SCP passou (mas se isso acontecer, suspeito que teremos muita gente - incluindo Benfiquistas - com memória curta a afirmar que a "estratégia" do novo presidente do SLB, apostando em prata da casa e gastando pouco em contratações, é "fraca").

É em boa parte tendo isto em conta que eu pergunto: É uma fuga para a frente? Ou é uma estratégia correcta
face às circunstâncias?

1 comentário:

  1. Há um risco calculado. Mas todos os clubes tem empréstimos e pelo que li o dinheiro da centralcer não foi adiantado, porque o dinheiro não chega a entrar no Benfica entrando logo na banca, o que fez logo baixar os juros. É um dois em 1. Eu ainda gostaria é de perceber como é que o Porto tem facturado tanto dinheiro com vendas é tem um passivo superior. Logicamente que para além de uma folha salarial mais elevada e facturar menos em merchandising, a verdade é que os negocios (com excepção do cissocko) não são tão mirabolantes como se dizem. As compras saiem sempre mais caras e nas vendas nem tudo entra... É de reparar que se o Bellushi foi comprado por 7M por 50%, o Porto talvez terá de comprar esses 50% pagando 14M por um jogador que substitui um vendido por 18M... mas como ainda compraram outros para 2as alternativas então a venda do Lucho nem lucro pode dar a longo termo.

    ResponderEliminar