terça-feira, 1 de junho de 2010

Contas do Benfica equilibradas

A Benfica SAD, divulgou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um prejuízo de 22,8 milhões de euros nos primeiros nove meses da temporada 2009/2010, entre Julho de 2009 e Março de 2010.

Ao ler esta notícia podia-se depreender que o Benfica estava em colapsso. Mas um leitura atenta dos resultados leva-nos a outras conclusões. Vejamos: excluindo as transacções de futebolistas, os resultados operacionais resultaram em 46,9 milhões, sendo que os proveitos foram de 46,4 milhões, um prejuízo de 516 mil euros inferior aos 4,7 milhões no período homólogo. Quer isto dizer que o Benfica sem a compra de jogadores (activos), teria uma situação de equílibrio, com um prejuízo facilmente ultrapassado.

Motivo, igualmente para satisfação, foi o facto de os proveitos operacionais aumentaram em mais de 20 por cento – de 36 milhões para 46 – resultam do acréscimo de proveitos em "publicidade e patrocínios, receitas de bilheteira, quotizações e prémios das competições europeias".

Concluindo para o Benfica apresentar contas positivas bastava para tal vender UM ÚNICO activo (por exemplo Di Maria). Acresce o facto de na próxima época desportiva podermos contar com as receitas da liga dos campeões e a renegociação dos direitos televisivos. Com essas receitas, mantendo o mesmo nível de despesa, não será necessário vender jogadores para equilibrar as contas.

3 comentários:

  1. "...resultaram em 46,9 milhões, uma verba 516 mil euros inferior aos 4,7 milhões no período homólogo."

    Há aqui qualquer coisinha que não joga certo, O.K.?!
    Explica melhor onde 'está' o engano na tua análise ...!
    É que sou do Norte mas não sou do Porto, nem uso pálas!

    ResponderEliminar
  2. Artnis então é assim

    Sem compra e venda de passes de jogadores o Benfica teve de receita 46.430.331, e os custos operacionais(custo com pessoal,amortizações, provisões, pagamento a fornecedores) foram de 46.946.335. Ora teve um prejuízo de 516 mil euros, que compara com os 4,7 milhões de euros de prejuízo do ano anterior. Na realidade o português que utilizei no post não está capaz.

    Espero que tenhas ficado elucidado.

    Para consultares toda esta informação, está http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT28902.pdf.

    Abraço

    ResponderEliminar