terça-feira, 20 de outubro de 2009

O pêndulo

Nem sempre o rendimento desportivo é o principal factor a determinar a popularidade de um futebolista. A eficácia é fundamental mas não basta para chegar ao topo.

Naturalmente o mediatismo dos jogadores é importante mas nem sempre é proporcional à verdadeira influência exercida nas respectivas equipas.

Os exemplos de jogadores nestas circunstâncias são múltiplos mas Javi Garcia no Benfica é notório. Longe de ser um "produto" vendável ao nível de Aimar, Ramires, Di Maria, o espanhol é uma âncora indispensável no Benfica.

Javi Garcia funciona como um pêndulo pelo qual passa toda a dinâmica da equipa. É uma máquina, pouco mediático, mas muito útil.

Javi Garcia, na entrevista ao site da UEFA, demonstra pragmatismo e saber, explicando os motivos que têm contribuído para a boa performance da equipa esta temporada, destacando o esforço e a dedicação de todo o plantel. De seguida alguns recortes da entrevista.

"Quando aqui cheguei, sabia que o Benfica era um grande da Europa, mas não conhecia a 10 por cento a sua realidade, as suas instalações. A verdade é que fiquei muito surpreendido pelo que encontrei e pelo que representa para a maior parte dos portugueses. É, sem dúvida, o maior clube português"

"(Jorge Jesus) É muito persistente, atento a todos os detalhes, tacticamente muito exigente, o que significa que todos os treinos são muito fortes. Mas só com trabalho se conseguem alcançar resultados"

"(conquista liga Sagres) Repito o que disse no início. Estamos apenas no começo, as coisas têm-nos saído bem, mas temos de ter a consciência de que ainda falta muito campeonato e que não nos podemos distrair. Os adeptos estão muito felizes e o grupo está empenhado em dar-lhes essa alegria. Tem sido impressionante a maneira como nos tem apoiado"

1 comentário:

  1. Na moche. Esta contratação foi o melhor que poderia acontecer ao Benfica.
    Beijos

    ResponderEliminar