quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Fundamental participar na liga dos campeões



Entre as 32 equipas que vão participar na Liga dos Campeões 2009/10 está, o FC Porto, que só de prémios de participação e market pool tem garantidos 10,7 milhões de euros.

As contas são fáceis de fazer. Assim, só a participação nos seis jogos da fase de grupos da LC garantirá a cada clube 7,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 1,7 milhões relativamente à época passada.

Quanto ao market pool, a UEFA prevê distribuir 337,8 milhões de direitos televisivos, com a fatia de leão a caber aos clubes do big five - Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha e França.

A fatia lusitana é muito pequena e em 2008/09 foi de apenas 3,6 milhões de euros. Aliás, para se ter uma ideia da pequenez do mercado nacional e consequente desvantagem comparativa dos clubes portugueses, basta dizer que este valor correspondeu a 68% do market pool da Dinamarca, 58% da Escócia, 44% da Turquia, 41% da Grécia, 18% da Holanda e 11% da França!

Nesta época, atendendo ao aumento global de verbas a distribuir pelos clubes, o valor do market pool português deverá ser igual ou superior ao da época passada, em que o FC Porto recebeu 1,99 milhões de euros e o Sporting 1,61 milhões. Ora, como o Sporting se ficou pelas pré-eliminatórias da LC, o FC Porto irá receber a totalidade do market pool respeitante a Portugal.

Feitas as contas, conclui-se que à partida para a Liga dos Campeões 2009/10 o FC Porto tem garantidos quase 11 milhões de euros (7,1 + 3,6 = 10,7 milhões), o que é mais 3,3 milhões que em igual altura da época passada e quase tanto como o valor total recebido na época 2007/08 (11,5 milhões de euros).

Evidentemente, e contando apenas com a fase de grupos, a estes valores ainda acrescerão os prémios por cada vitória (800 mil euros) ou empate (400 mil euros), os quais também aumentaram em relação a 2008/09 (eram de 600 e 300 mil, respectivamente).

Este incremento do valor dos prémios pagos pela UEFA (nestas contas não entram receitas próprias dos clubes, como sejam bilheteira, merchandising ou patrocínios) irá contribuir para alargar o fosso que separa os clubes participantes dos outros.

E, claro, se considerarmos que a Liga dos Campeões é a principal competição de clubes, o que faz dela a maior montra do futebol mundial, é incalculável o que esta competição representou (e representa!) em termos de notoriedade da marca e de valorização dos seus activos (os jogadores).

Não estaremos a especular se dissermos que para minimizar o risco associado ao modelo de gestão e valorização de activos que a BENFICA SAD adoptou nos últimos anos, é fundamental participar na melhor e mais mediática competição de clubes do Mundo.

3 comentários:

  1. falta-te ai dizeres um dado que anula parte do que dizes no ultimo paragrafo,o Benfica com uma participação de treta na taça uefa,conseguiu mais dinheiro que o sporting na lc mesmo tendo ido o mais longe que alguma vez tinha feito,é que na taça uefa,os direitos televisivos são negociados por cada clube,e nessa situação o Benfica ganha muito mesmo,tendo mesmo valores idênticos ao dos corruptos...é óbvio que convém ir a lc,mas enquanto houver corrupção,é um pouco difícil,é só olhar para este inicio de campeonato,3 jogos feitos,3 jogos que fomos prejudicados(dando um exemplo mais concreto,é verdade que ganhamos 8-1 ao setúbal,mas tb é verdade que não foi marcado um penalti quando estava 0-0 e não foi expulso 2 jogadores do setúbal).E não é só a corrupção dentro de campo,é tb a pressão que se faz,primeiro foi que era fácil expulsar hulk(que só foi expulso porque 2 faltas que fez para vermelho o arbitro só deu amarelo,e temos de ver que este jogador sempre foi assim,já do tempo do japão),agora é a sagres que não devia patrocinar a liga e o Benfica,porque isso dá problemas éticos(espero que as pessoas comecem a boicotar a superbock),e por ai fora...

    Benfica sempre

    ResponderEliminar
  2. é fundamental estarmos na próxima Champions e arredarmos o FCP de lá....

    abraço/saúde

    ResponderEliminar
  3. o Benfica na antiga taça UEFA quando chegou aos quartos de final fez mais dinheiro nesse ano do que os clubes que estavam na LC!

    mas claro que na LC se pode fazer mais dinheiro e por isso é que o Porto distribui tanta fruta!!

    ResponderEliminar