sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A prova da incompetência de Queiroz (II)

"Eles estão necessitados de um verdadeiro ponta-de-lança. Por isso, foram ao Brasil comprar um. Não fazemos isso na Dinamarca, nem no resto da Escandinávia, comparando com o que acontece nos países do sul da Europa. Mas por mim está tudo bem."
Tomasson, capitão da Dinamarca

Não é este tipo de jogador que quero na Selecção. Selecção é diferente, tem que representar um Povo, e se começarem a descaracterizar disso e fazer da Selecção uma equipa B do Brasil aí as Selecções deixam de ter piada. A piada residia mesmo em cada país com as suas limitações e características competirem entre eles e ver quem era o melhor. Jogadores que sentiam a camisola das Quinas, o Hino etc.

Grandes Selecções já ficaram de fora de Mundiais e Europeus e não foi por isso que se deixou de ter orgulho nelas. Aproveitaram até isso para renovar e voltarem mais fortes… Não seria catástrofe nenhuma não nos qualificarmos desde que se sentisse que Queiroz não se qualificava porque estava a fazer um trabalho profundo para dar resultados no futuro…Não é o caso quando ele convoca um naturalizado de 31 anos que não sente Portugal como seu país mas apenas tem carinho por Portugal e se sente brasileiro. Um dos requisitos primordiais mais do que os técnicos para escolher um jogador para representar Portugal é exactamente o ele sentir-se português.

Daí o envolvimento emocional de todos em volta da selecção…Trata-se do nosso país e deve ser representado
por quem se identifica com ele.
Prefiro ver o meu País derrotado mas a dar tudo com os que temos e os que sentem a nossa causa, que ganhar com jogadores que jogam por Portugal por interesse e não por sentirem aquele orgulho de representar o seu país. A selecção é algo que está a cima da vitória e derrota, é um sentimento nacional e é o representar um povo inteiro, uma nação para onde quer que vá. Não se deve vulgarizar a honra e orgulho de vestir a camisola das quinas. Quem o faz deve fazer por convicção e não por conveniência apenas.

Daí que para mim esta convocatória de Queiroz ser a gota de água de uma série de equívocos…, Tirou Ricardo mas arranjou o Ricardo 2 que é Eduardo, manteve apostas incompreensíveis como Boa Morte e exclui jogadores como Postiga e Nuno Gomes quando a selecção não tinha pontas de lança só por serem conotados com a época de Scolari. Para além disso demonstrou falta de pulso, falta de liderança e uma política de comunicação sofrível que afastou as pessoas da selecção e que enerva qualquer pessoa…Pois ele pinta um cenário da selecção que ninguém a não ser ele vê.

1 comentário:

  1. Sim, senhor, boa entrada das férias. Parece que elas retemperaram essas forças que agora vêm mais "fortes".

    Boa análise, embora o burro já não consiga aprender. Mas já não aprende há muito. Também é verdade que está bem rodeadinho deles, graças a Deus!

    GIL VICENTE (VITOR SÉRGIO)

    ResponderEliminar