quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Liga Europa

Em Dezembro de 2007, durante um encontro realizado em Lucerna, na Suíça, o Comité Executivo da UEFA aprovou o fim da Taça UEFA e a criação da ‘UEFA Europa League’ a partir da época 2009/10. Seguindo os mesmos passos da Liga dos Campeões, a Liga Europa tem exploração centralizada dos direitos de transmissão, um patrocinador (não exclusivo) e uma bola de jogo oficial havendo, a partir dos 16 avos-de-final, centralização total dos patrocínios. Mas para além da imagem e da mudança de nome, foi decidida a alteração do formato da Taça UEFA, com a criação de uma verdadeira fase de grupos (jogos em casa e fora), abrangendo 48 equipas – 12 grupos com 4 equipas cada. Os dois primeiros classificados de cada grupo passarão aos 16 avos-de-final, onde também entrarão os oito terceiros classificados na fase de grupos da Liga dos Campeões. A partir daí a competição disputa-se em eliminatórias até à final.

Evidentemente, apesar da cosmética, a nova ‘UEFA Europa League’ nunca terá o prestigio, notoriedade e receitas da Liga dos Campeões. Basta ver que cada uma das 48 equipas da fase de grupos irá receber um prémio de presença de apenas 900 mil euros (600 mil euros, acrescido de 50 mil por cada um dos seis jogos a disputar), contra os 7,1 milhões dos participantes na LC, e cada vitória dará direito a um prémio de 140 mil euros (na LC são 800 mil euros). As projecções da UEFA indicam que as equipas apuradas para os 16 avos de final receberão 200 mil euros cada, a presença nos oitavos-de-final vale 300 mil, os quartos-de-final dão 400 mil e as meias-finais 700 mil euros. Quem vencer a prova deverá receber dois milhões de euros, cabendo ao finalista vencido uma verba de um milhão.

Seja como for, as alterações introduzidas são positivas e talvez consigam reanimar uma competição – Taça UEFA – que vinha definhando ano após ano. Aliás, perante as profundas alterações que as provas da UEFA tiveram nos últimos anos, não me admirava que um dia as coisas evoluíssem para uma "Europa League Division 1" e "Europa League Division 2"...Desportivamente falando, e olhando para os clubes que esta época estão na fase de grupos, constata-se que alguns deles têm tradição e curriculum na Liga dos Campeões. É o caso do Ajax (Holanda), Valencia (Espanha), AS Roma (Itália), PSV (Holanda) e Werder Bremen (Alemanha). Numa 2ª linha, temos clubes como o Anderlecht (Bélgica), Génova (Itália), Hamburgo (Alemanha), Celtic (Escócia), Hertha Berlim (Alemanha), Fulham (Inglaterra), Panathinaikos (Grécia), Galatasaray (Turquia), Villarreal (Espanha), Lazio (Itália), Fenerbahce (Turquia), Everton (Inglaterra), Shakhtar (Ucrânia), Athletic Bilbao (Espanha).

Deste modo, se em Fevereiro do próximo ano grande parte deste lote de equipas estiverem apuradas para os 16 avos de final da Liga Europa, juntando-lhe as oito que virão da Liga dos Campeões poderemos ter um conjunto de eliminatórias competitivamente interessantes até à final de Hamburgo.

Até lá, resta ao Benfica, a começar já no jogo de hoje, GANHAR GANHAR e GANHAR. Eu confio.

1 comentário:

  1. Eu começo a achar que esta liga europa é secundária para o Benfica mas fico triste que não nos avisem antes de comprar o pack.

    Já agora visitem o http://ultimos-a-baliza.blogspot.com/

    Os 10 mandamentos da corrupção!

    :)

    ResponderEliminar