sexta-feira, 12 de março de 2010

Questões de feitio

Impressionante. A equipa feminina do Gil Eanes, de Lagos, quebrou a invencibilidade de 5 anos do Madeira SAD em provas nacionais, sendo que, mais uma vez, é o treinador Aleksander Donner quem aparece como responsável. As algarvias venceram a Zona Sul sem derrotas e são sérias candidatas ao título, cuja fase final começa amanhã.

Donner, de 61 anos, diz que é o único profissional no clube, sendo o coordenador da formação:"Os resultados provam que as jogadoras estão a assimilar os meus métodos de trabalho. Estar no andebol feminino não é um castigo. Pelo contrário. Tenho aprendido muito. Esempre com a motivação a mais de 100%. Até é mais difícil trabalhar aqui. Sorrio quando os treinadores dos masculinos se queixam de ter dois jogos por semana. No Gil Eanes as jogadoras trabalham ou estudam, são esposas e mães, fazendo por vezes um grande sacrifício para jogar, sob risco de perderem parte do ordenado quando faltam ao emprego."

Gostaria que os responsáveis do Benfica me explicassem o porquê de despedirem, somente o MELHOR treinador de andebol a trabalhar em Portugal. Aquele que conseguiu o título de campeão para o Benfica ao fim de décadas de fracassos. Aquele que consegue EXCELENTES resultados em todos os clubes por onde passa.

O Benfica, na altura, laconicamente, justificou a dispensa do treinador com as vagas “questões internas”. Questões
de feitio, disseram.

Eu como adepto não estou disposto a ter uma equipa pouco competitiva com um treinador de bom feitio. Prefero uma equipa vencedora com um treinador de mau feitio.

Eu, comum adepto, sei quantos títulos de andebol o Benfica conquistou, mas não sei nada sobre as questões de feitio de quem os conquistou. Possivelmente porque não me interessa.

Ele há coisas que a razão desconhece.

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo. Mas já foi assim também no futsal, no hóquei e por aí em diante. São opções que não se conseguem perceber...

    ResponderEliminar
  2. Voltei. Sou eu,CS! Não é de futebol que falo; só para fazer justiça a um grande Homem.
    Só para dizer que este SENHOR conquistou mais de uma dúzia de campeonatos, outras tantas taças, para o meu ABC de Braga. E os jogadores bem sabiam do seu feitio, mas foi com isso que aprenderam e tornaram-se jogadores.
    Foi com isso que estivemos numa final de uma liga de campeões e perdemos por um golo apenas contra o colosso do Barcelona, que durante décadas só dominou o andebol europeu.
    Foi com este treinador - por vezes, mal amado - que a selecção portuguesa fez a melhor figura de sempre! Só derrotamos a Alemanha na qualificação para o mundial e chegamos ao 7.º lugar.
    Também não gostei da saída ele de Braga, muito menos quando soube que ia para o Benfica (já me dizia o felling que isso seria meio campeonato ganho, fossem quem fossem os jogadores).
    Um Homem que deu e tem dado do melhor que o Andebol português conhece. Um verdadeiro desportista, exigente e competente (de trato difícil, é verdade).
    Que eu saiba, desde há muito que adoptou a cidade de Braga como sua residência, embora as suas actividades profissionais o tenham levado para longe. Um cidadão da Braga, do mundo, do qual tenho orgulho por ser e ter servido a cidade de Braga.
    Saudações, Carlos

    ResponderEliminar