sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Considerando a lei, a pena é suave

O futebolista do FC Porto Hulk foi suspenso por quatro meses pela Comissão Disciplinar da Liga, na sequência dos incidentes no túnel do Estádio da Luz, no final do jogo com o Benfica. O também portista Sapunaru, entretanto emprestado ao Rapid Bucarest, da Roménia, foi suspenso por seis meses.

A sentença acaba por ser meiga. A invocação de determinadas circunstâncias para reduzir molduras
penais estabelecidas, é a meu ver descabida, nestas circustâncias.

Todas as questões foram explicadas de uma forma credível e pertinente. Para o CD da liga não houve sequer insultos ou agressividade física ou verbal dos stewards. De brinde e para os portistas mais fanáticos que tanto gostam destas coisas, o jogador até volta a tempo de defrontar o Benfica para a liga.

Portanto parece-me que é o momento dos agentes desportivos terem alguma dignidade e reconhecerem que todos os actos têm consequências e até levam uma pena suave, considerando o que é a lei.

Acabou-se o tempo em que os Portistas se sentiam invulneráveis e alheios a toda a disciplina. Habituem-se.

14 comentários:

  1. Sai uma mala Louis Vuiton para o Dr. Ricardo Costa.

    ResponderEliminar
  2. Vejam lá se mudam o vosso nome agora para Sport Lisboa e Túnel de Benfica. Meter stewards no túnel para provocar jogadores derrotados depois de um jogo intenso e emotivo, não sejas santinho, é por demais evidente que isto foi obra planeada. Assim nunca vão ser levados a sério.

    E se achas o castigo justo, és pura e simplesmente um adepto fanático.

    ResponderEliminar
  3. Só mesmo de corruptos encarnados.

    ResponderEliminar
  4. Incrível caro AM. Atenuantes não provadas reduzem castigo a menos do que os mínimos estabelecem. Vergonha!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Atenuantes não provadas??? Caiu a máscara de seriedade do benfica, isso sim! Armaram uma cilada aos jogadores do Porto e ganharam esta batalha, mas vão pagar por este crime. Acreditem que vão pagar!
    O LUisão vai ser o primeiro a desatar aos pontapés, o Javi e o David Luiz vão a seguir! Depois vai o Saviola por arrasto e o resto da equipa! Eu próprio pago do meu bolso a multa de 1500 euros do FC Porto, só para me rir das suspensões por vários meses de meia-equipa do benfica. Criaram uma guerra muito perigosa, mas ri melhor quem ri por último!

    ResponderEliminar
  6. Vergonha das vergonhas.

    Lampiões tenham vergonha e ofereçam uma medalha ao Ricardo Bosta!!!

    ResponderEliminar
  7. Ou muito me engano, ou a CD deu o primeiro passo para que este campeonato seja impugnado pelo FC Porto. O jornalista Rui Santos já alertou para essa situação. Se o próprio Ricardo Costa assume que os stewards não são considerados agentes desportivos e, como tal, não são abrangidos pela justiça desportiva, então existem sérias dúvidas de que os jogadores possam ser punidos pelos incidentes com esses agentes. Se o Porto levar o caso para o TAS, não sei se o Benfica ainda se irá arrepender deste imbróglio que criou.
    Uma coisa vos garanto, se o Benfica for prejudicado por esta situação, por mim o Vieira pode ir fazendo as malas.

    ResponderEliminar
  8. "existem sérias dúvidas de que os jogadores possam ser punidos pelos incidentes com esses agentes"...???? eh pá, tenha vergonha... e então quando os adeptos armam merda nas bancadas...??? quem é culpado...??? O CLUBE...!!! e pegando num exemplo do meu clube... e quando o "diabo de gaia" apertou o pisco ao fiscal de linha...??? quem foi castigado...??? O CLUBE...!!! eh pá e agora querem prender um steward por ter levantado os 4 dedos ( a lembrar dos 4 pontos de distância) e desejar "BOM NATAL"...????? eh pá tenham vergonha na puta da cara...!!!

    ResponderEliminar
  9. pobres e mal agradecidos!!!!!
    Já estão a assobiar para o lado (Poncio Monteiro)para justificar possível fracasso (mais que certo) no Campeonato...!

    ...se tivéssemos todos os jogadores à disposição a nossa classificação era outra...."

    E se a minha avó tivesse Tomates era o meu Avô...

    http://apanhadosquanticos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. "e então quando os adeptos armam merda nas bancadas...??? quem é culpado...??? O CLUBE...!!!"

    Você está muito enervado e está claramente a confundir situações que nada têm a ver umas com as outras.
    Quando o Diabo de Gaia invadiu o campo com o jogo a decorrer e agrediu o juiz de linha, o clube apenas pagou uma multa que pode ser considerada irrisória, isto apesar da moldura penal, segundo a legislação portuguesa, prever a interdição do estádio. Já o adepto teve de responder perante a justiça civil.
    Aquilo que eu disse é pertinente e só não percebe quem não quer perceber. Caso se verifique, de acordo com o regulamentos da FIFA, que os stewards não são considerados intervenientes no jogo (e tudo indica que, de facto, não o são) então a moldura penal implica apenas uma suspensão de 1 a 5 jogos. Isto significa que o FC Porto poderá ter sido indevidamente impedido pela Liga de jogar com os seus jogadores em grande parte do campeonato, o que constitui motivo para a sua impugnação. Vamos ver o que acontecerá, mas existe a possibilidade concreta deste caso acabar no TAS e eu não sei se o Benfica não irá ser prejudicado por este imbróglio. Teria sido obviamente melhor que nada disto tivesse acontecido.

    ResponderEliminar
  11. E pa nao ha pachorra pra ladainha destes corruptos,fazem merda e ainda querem passar por meninos do coro.Nao me digam que o steward foi buscar o hulk quando ele estava a tomar banho.O bacano que devia tar a tomar banho veio pro tunel pra que?Esta e a pergunta que se impoe fazer.Se houve premeditaçao foi dos corruptos senao tinham recolhido ao balneario e por la ficavam.Nao venham agora branquear a merda que fizeram,tenham vergonha na cara e "Tentem" ao menos ser homenzinhos pra admitirem o que fizeram

    ResponderEliminar
  12. Os corruptos são vocês que colocam stewards vermelhos nos túneis a corromper o futebol português. Ou acha que os jogadores iam agredir gratuitamente alguém sem que fossem provocados? Cresca um cérebro.

    E mais uma vez vos lembro: O FCP foi ilibado pela justiça portuguesa em ambos os casos de que foi acusado. Essa é que é a verdade. O LFV é que foi apanhado claramente a combinar árbitros com o VL. Essa vai ficar convosco para sempre. Essa e o caso calabote e muitos outros. Vocês sim são corrupção e a desonestidade.

    ResponderEliminar
  13. Isto da provocação dos seguranças foi pura invenção do FCP para atenuar as penas dos prevaricadores. Não são de estranhar estas atitudes uma vez que já é reincidência como aconteceu com o caso do Deco. Por isso, destes dirigentes tudo se espera menos a honestidade.

    ResponderEliminar
  14. Impugnação, o Benfica ser prejudicado por este imbróglio, TAS...

    Que tem o Benfica a ver com decisões jurídicas do Futebol Português?

    Se a UEFA castigasse alguém seria sempre a FPF e aí pagariam todos.

    No fim do jogo com o Porto, ficamos com 4 pontos de avanço e eles não tinham ninguém suspenso.

    Como não sabem perder e muito menos para o Benfica, socorrem-se de todo o tipo de jogadas sujas para justificar as derrotas.

    Há-de chegar o dia que eles se vão virar para dentro...

    ResponderEliminar