terça-feira, 14 de junho de 2011

Algo de errado se passa

O Benfica, em comunicado, criticou a "excessiva violência e extrema dureza" de "alguns efectivos" da PSP que "carregaram sobre pessoas indefesas, incluindo crianças e idosos", após o jogo de futsal frente ao Sporting.

Tenho manifestado por diversas vezes o meu repúdio pela actuação das chamadas claques que, na maior parte dos casos, não são mais que "malfeitores" que aproveitam o desporto para fazer aquilo que o seu instinto mais primário lhes dita.

Não foi o caso em apreço. Houve desacatos nas bancadas? Provavelmente sim. Houve troca de mimos entre espectadores no exterior do Pavilhão? Provavelmente sim. Mas nada justifica a violência policial a correr indiscriminadamente atrás de todos os espectadores, como se se tratasse de perigosos criminosos que cometeram o erro de querer ir ver um espectáculo desportivo.

A Polícia comportou-se como um grupo organizado que foi para ali para se vingar sabe-se lá de quê e não como agentes de autoridade, que se devem limitar a utilizar os usar os meios adequados à situação.

Uma coisa é reprimir a violência das claques( e toda a gente de bem está de acordo com isso). Outra coisa é a atitude que a PSP tem tido no complexo desportivo do Benfica.

E não adianta esconder a cabeça na areia, porque o que aconteceu vem na sequência do que já tinha acontecido em situações anteriores.

Algo de errado se está a passar e seria bom que os responsáveis averiguassem as origens deste comportamento, antes que o rastilho se espalhe.

3 comentários:

  1. Em parte estou de acordo mas no alto dos meus quase 50 anos de idade permita que lhe diga que me parece que existem dentro dos movimentos de apoio ao Benfica ( não são claques ) elementos apenas com a intenção de criar desordem conforme ja vimos em casos anteriores.
    È estranho que o Benfica ainda não tenha conseguido que estes grupos de apoio se tranformem em claques e ao mesmo tempo lhes de todo o apoio dentro das nossas instalações.
    " Quem semeia ventos, colhe tempestades "

    ResponderEliminar
  2. Vou dizer o que penso em bom português vernáculo:
    Se existem bandidos (e acredito que sim) dentro das claques do Benfica os filhos da puta dos policias que façam o seu trabalho e os prendam porque para baterem em alguém que batam na puta que deixaram em casa e que os carrega com os cornos que transportam todos os dias para o trabalho.

    ResponderEliminar
  3. As claques são sempre o bode expiatório mas verdade seja dita que quem invadiu o relvado da Luz para dar um calduço ao árbitro não foi nenhum elemento da claque, ou o tarolas que atirou um isqueiro ao Jesus no Dragão tb não foi nenhum elemento da claque...

    A policia sempre actuou assim. Sempre. Há uma total impunidade quando se trata de bater em adeptos de futebol. E repito ADEPTOS DE FUTEBOL!!!! No jogo da Taça de Portugal contra os corruptos os animais bateram em pessoas q estavam sossegadas na fila para comprar bilhete para a meia final da Liga Europa. Eu vi, ninguem me contou. Sempre foi assim pq a maioria dos adeptos acha q nas claques só há animais e por isso aplaude as investidas da policia e só abre a pestana quando são varridos pelos robocops sem nada fazer como tem acontecido no pavilhão da Luz. Passa-se qqr coisa entre a policia e os adeptos do SLB pq não é normal a quantidade de cargas q a policia faz qd noutros sitios, onde as provocações e agressões são bem mais acentuadas e perigosas nada acontece. E os nossos dirigentes parecem não se incomodar muito com isso...

    ResponderEliminar