terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Foi um vira minhoto muito bem ensaiado. Antes do jogo, claro.

O Sporting de Braga escreveu uma das páginas negras do futebol português.

É certo que os presidentes são amigos. É verdade que os clubes trocam de jogadores. É verdade que os dois clubes estão juntos para as respectivas associações não aprovarem o regime jurídico das federações. É verdade que ambos os treinadores são adeptos do FC Porto, mas o que se passou no estádio da pedreira foi uma vergonha. O Sporting de Braga fingiu, e muito mal, que jogou "contra" o FC Porto.

Não me lembro de uma equipa de futebol passar 45 minutos sem fazer um remate à baliza do adversário, nunca meteu o pé à bola com convicção, iam saindo lesionados ou cansados ou industriados para isso. Mesmo assim o Belushi agrediu o árbitro com duas peitadas e não foi para a rua, como mandam as regras. Até o homem do apito participou nesta farsa de um encontro a fingir de duas equipas a passo à espera que passasse o tempo. O penalti sobre o Mossoró ficou dentro do apito não fosse o diabo tecê-las.

Foi um vira minhoto muito bem ensaiado. Antes do jogo, claro.

7 comentários:

  1. foi um jogo amigavel de treino entre clubes amigos.
    resultado ja feito mesmo antes do jogo começar.

    ResponderEliminar
  2. O curioso desta questão é que eu acabei de ler um artigo num blog portista em que eles dizem exactamente a mesma coisa mas a respeito do Guimarães. E não deixam de ter a sua razão, já que ninguém esperava que o Guimarães fosse à Luz deixar-se golear como deixou.
    Há que ter um bocadinho de bom senso quando se fala das equipas, principalmente quando se põe em causa a seriedade dos jogadores e treinadores. As cuspidelas são fáceis de lançar, mas têm frequentemente o incómodo costume de caírem na cabeça de quem as manda.

    ResponderEliminar
  3. O Braga não tem a força do ano passado, e se já andava a jogar mal, contra o Porto jogou sem grande vontade para quem jogava em casa e proclama que quer chegar ao 3º lugar.

    Naturalmente que num jogo grande, é necessário a equipa teoricamente mais fraca se agigantar, e para isso muito conta a força mental. Força essa que tem de ser transmitida por quem está a orientar a equipa... e com um treinador e um presidente do Porto é natural que os jogadores não se queiram queimar perante quem os dirige, até porque não é deste ano que tal acontece.

    Já o Guimarães foi à Luz nitidamente para tentar empatar, porque tal como o Braga não está numa fase famosa de forma, e claramente foi incapaz de lutar contra uma equipa mais forte e moralizada.

    PS: Se os penaltis evidentes não são assinalados contra o Porto, claro que os lances duvidosos nunca serão assinalados.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, não concordo. O Porto-Braga da primeira ronda terminou com a vitória dos portistas por 3-2 e foi uma excelente partida de futebol, das melhores que já vi esta época.
    Desta vez o Braga jogou mal, mas não deixou de lutar do princípio ao fim e até de protagonizar algumas entradas que, com um árbitro mais rigoroso, não sei não... De qualquer forma, o Braga já anda a jogar mal há vários jogos, logo, não se pode afirmar que este mau jogo constitua uma surpresa para ninguém. A não ser que se pretenda criar suspeição, como me parece que é o caso.
    Quanto aos penalties, também não me parece que exista ali qualquer motivo para tal. O Mossoró sentiu um ligeiro toque, pôs os pés no chão e só depois se lembrou de se deixar cair. Parece-me muito mais evidente um lance ocorrido na área do Braga em que o defesa corta um remate com os braços esticados para a frente.
    Vamos lá a ter um bocadinho de bom-senso. Custa assim tanto?

    ResponderEliminar
  5. bom senso? quando se viram entradas dos jogadores do braga com pitons à frente, sururus em frente ao banco adversário, mergulhos prá piscina logo arvorados em penaltys pelo blogs lampiões, e dps disto tudo vem este tótó falar que o braga fingiu jogar, como se lhe pode pedir bom senso? para este e outros aziados como ele, o único jogo do campeonato que o fcp ganhou sem ser por causa do árbitro ou das facilidades do adversário foi o dos 5-0 no Dragão.

    ResponderEliminar
  6. Eu só quero juntar uma achega ao que já foi dito: no jogo Braga-Porto, o árbitro mostrou 11 cartões amarelos, enquanto que no Benfica-Guimarães só foi mostrado 1 cartão amarelo. A diferença é abismal e contraria completamente a ideia de que o Braga facilitou. Aliás, se juntarmos o único cartão amarelo mostrado à goleada sofrida, os factos parecem demonstrar que foi o Guimarães que facilitou com o Benfica.
    É por estas e por outras que é preciso pensar antes de falar. Cuspir para o ar pode dar mau resultado...

    ResponderEliminar
  7. Ah, e escusado será dizer que uma equipa que se deixou golear no Dragão por 5-0 não tem muita legitimidade para acusar os outros de facilitarem. Qualquer equipa que consiga perder com o Porto por menos de 5 automaticamente facilita menos que o Benfica.

    ResponderEliminar