quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estabelecer prioridades

Uma sucessão de exibições cinzentas por parte do Porto, com o Benfica em crescendo são razões de sobra para aumentar a esperança dos adeptos nas semanas que se avizinham.

Só que vem aí um mês complicado com uma sucessão de jogos de alto risco(8 em três semanas). Analisando o calendário, no mês de todas as decisões, o Benfica tem um calendário bem mais complicado que o Porto, com dois jogos a mais e três deslocações de alto risco (Alvalade, Estugarda e Braga).

Caso o Porto ganhe em Braga, o que não deve deixar dormir muito bem o Jesus é o estabelecimento de prioridades. Com o segundo lugar quase assegurado, que deve ele fazer? Continuar a fazer da Liga a prioridade quando as possibilidades de sucesso são mínimas, ou, quando o calendário ficar mais carregado, apostar numa boa Liga Europa (boa significa ganhar, o que não é de todo impossível quando vemos as equipas presentes)?

Parece-me claro que enquanto tivermos hipóteses no campeonato, Jesus, não vai fazer quaisquer poupanças. Os adeptos não perdoariam. Além disso também não me parece que vá fazer qualquer poupança no jogo com o Sporting para a taça da liga. Com uma taça ali tão perto, não acho que vá correr riscos. Para acabar, também não vai facilitar minimamente na Liga Europa enquanto não for eliminado. Aqui a única hipótese que consigo imaginar é rodar um bocadinho no jogo da segunda mão se ganhar por três ou mais na luz, mas a probabilidade disso acontecer é bastante baixa.

Concluindo: não acho que na prática Jorge Jesus, se possa dar ao luxo de "estabelecer prioridades", pelo menos nas próximas seis semanas, mas caso o Porto ganhe em Braga, olhando para este calendário, apostaria tudo nas taças e na liga Europa.

7 comentários:

  1. concordo, a prioridade é ganhar tudo.

    ResponderEliminar
  2. Ta mt bom mas faltava as datas. Claramente os corruptos Tao em vantagem, especialmente por causa do jogo do national. Carregaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  3. Meus caros Benfiquistas: as contas são simples de serem feitas. Partindo do pressuposto que o SLB ganha ao FCP em Casa, estarão apenas 5 pontos a separar as duas equipas, o que na pratica significará que é necessário que o Porto perca duas vezes e o SLB ganhe todos os jogos até final . Simples e acredito que seja isto que irá acontecer...
    Tanto pode ser na recepção ao Sporting, ao Guimarães etc, etc....

    ResponderEliminar
  4. Julgo que se até lá, as coisas se mantiverem, será muito complicado para ambas as equipas estabelecer prioridades, até porque a maioria dos jogos é de elevado grau de dificuldade.
    Há que analisar jogo a jogo, jogar com o momento físico e de forma dos jogadores e obrigatoriamente, terá de ser feita alguma rotatividade.
    Na Liga Europa, espero sinceramente e devido à sua posição na Bundesliga, que o Estugarda dê inteira prioridade ao campeonato.

    ResponderEliminar
  5. um calendário bem complicado. eu pessoalmente gostava que o Benfica ganhasse a Liga Europa mais do que qualquer outra competição!

    com esta pausa devido às selecções, acho que o JJ só terá de estabelecer prioridades no jogo da taça da liga porque até lá será sempre a 100% a não ser que em casa contra o Estugarda se consiga uma goleada!

    ResponderEliminar
  6. PRIORIDADE: 6 vitórias e 1 Empate (ainda não é desta que ganhamos na Alemanha).

    ResponderEliminar
  7. Vamos deixar a nota artística de lado e jogar com cabecinha...um de cada vez

    ResponderEliminar