quinta-feira, 1 de abril de 2010

É possível

De todas as diferenças que separam as equipas do Benfica e do Liverpool, para lá dos orçamentos, e da qualidade dos jogadores, é diferença de “andamento” que mais dificilmente se esbate dentro de campo. O ritmo, a intensidade com que os jogadores de equipas de topo, nestas fases mais avançadas das competições europeias, imprimem ao jogo, são tais que dão ideia de que os nossos jogadores ficam cansados de ver os outros jogar. É, em suma, em jogos como estes que se percebe o quão miserável é o campeonato português. É a 10ª liga mundial ou coisa do género, mas a diferença para qualquer outro campeonato, mesmo o francês ou o holandês, é brutal.

Por cá temos jogos com esta intensidade (ou assim parece…), não 4 ou 5x por época - os jogos contra os outros grandes - mas 4 ou 5x por década.

De facto, mais dos que orçamentos chorudos, é preciso uma extraordinária conjugação de factores, seja um conjunto de jogadores fora-de-série ou simples sorte, para que o Benfica consiga ultrapassar estes “tubarões”, de tão habituado está a jogar contra equipas que de futebol têm muito pouco, e que vivem felizes com empates. Nem que para tal seja preciso fingir lesões de 5 em 5 minutos – esbatendo a diferença entre um jogador de futebol e um actor. Assim, quando aparece um Liverpool, é sempre uma aflição.

Não é de estranhar portanto que a SportTv transmita jogos, à partida de interesse duvidoso, como o Getafe x Rayo Vallecano ou coisa que o valha – vê-se decerto mais futebol do que na maioria do jogos por cá.

Posto isto, mesmo ecom uma excelente equipa, poderá não chegar ao Benfica jogar muito bem para ultrapassar definitivamente o Liverpool. Uma excelente exibição para os padrões locais, pode não chegar para evitar um resultado menos conseguido.

Se vencermos o desafio, o nosso futebol
agradece.

1 comentário:

  1. os campeonatos são diferentes, e nem no italiano por exemplo se atinge a rotação que ocorre em inglaterra.

    o que interessa, é que o Benfica tem conseguido andar no ritmo dos ingleses e até de o superar... primeiro contra Everton e agora contra o Liverpool... mas ainda falta o mais importante. mas em Anfield, mais que ritmo é necessário muita cabecinha e frieza para se marcar nas poucas oportunidades que se tiver... ao contrário de ontem que falharam muito!

    ResponderEliminar