sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Que se repita em 2011

Depois de um Natal cheio de paz e alegria, desejo um FELIZ 2011 cheio de saúde e felicidade. Abraço glorioso.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A grandeza do Benfica em números - audiências provas nacionais


Números são enganam. Venham de lá os quarenta milhões pelas transmissões televisivas, nem menos um tostão.

A grandeza do Benfica em números - audiências televisivas época 2010/2011

(as posições referem-se ao global do ano 2010)

No que diz respeito às audiências da época em curso, 2010/2011, época que não decorre como esperávamos, o Benfica domina o TOP 10, rivalizando com a selecção nacional.

Vejamos, no caso dos clubes, os jogos do Benfica aparecem por quatro ocasiões, o colosso Porto só aparece na tabela porque jogou contra o Benfica. Sporting, Braga e Guimarães aparecem uma só vez.

Mais logo o Top 5 das competições nacionais e o Top 5 da Liga.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A grandeza do Benfica em números - audiências televisivas em 2010

No TOP10 de 2010, há 6 jogos de selecções ( 5 jogos da selecção portuguesa e a Final do Mundial 2010), e 4 jogos onde o Benfica é interveniente.

No top 20, o domínio da marca Benfica é avassalador. O Benfica aparece como interveniente em nove ocasiões, a selecção nacional em 6 o Porto em duas ocasiões (contra o Benfica e Sporting) e o Sporting em três ocasiões (duas contra Benfica e Porto).

O jogo mais visto desta época aparece em 17º lugar, e foi o Beira Mar-Benfica.

Mais logo as audiências televisivas da época em curso.

O futebol está falido

"Em Portugal, os clubes das ligas profissionais acumulam um passivo superior a 816 milhões de euros. Só à sua conta, os três grandes absorvem quase 90% do total. (…)O Benfica agravou as contas de 125 milhões para 398,8 milhões. Este acréscimo deve-se à incorporação da Benfica Estádio e ao empréstimo obrigacionista. (…) Em contraponto, o activo subiu para 412,7 milhões. O F. C. Porto também sofreu um agravamento, mas em muito menor escala, de 141,1 para 157,5 milhões. Esta verba inclui o corte de 2,6 milhões no primeiro trimestre de 2010/11. (…) Em Novembro, os portistas aprovaram um orçamento de 94,7 milhões, o maior de sempre em Portugal. (…)A fechar o triunvirato dos grandes, o Sporting viu disparar a rubrica das dívidas para quase 173 milhões. (…)Comportamento meritório nas finanças teve o Braga. Reduziu o passivo para 5,4 milhões, em boa parte à custa das vendas, onde angariou 11 milhões (…). Do mesmo não se pode gabar o V. Guimarães, retido na fasquia dos 15 milhões, embora ainda sem contabilizar a transferência de Bebé para o Manchester United, por 8,8 milhões."

in
JN, 27/12/2010

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Jesus em destaque

Em dia de Natal nada mais apropriado que Jorge Jesus merecer destaque em todos os jornais desportivos.

Como hoje é dia de Jesus, desejo Boas Festas a todos, um Feliz Natal e um grande abraço Benfiquista.

Uma declaração sensata e inteligente

“Penso que todos os adeptos benfiquistas percebem o sentido dos seus elogios, que têm a intenção de dividir a família benfiquista. Vou permanecer muitos mais anos no Benfica. Vou continuar a ganhar e a dar muitas alegrias aos benfiquistas”

Jorge
Jesus, durante uma iniciativa de solidariedade da “Acreditar”.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Rui Santos desta vez acertou

"É Natal, é Natal, mas... Pinto da Costa sabe que, ao elogiar Jorge Jesus, está a tentar semear a divisão e a discórdia no Benfica. O presidente do FC Porto nunca deixou estas situações ao acaso e, ao longo dos anos, foi refinando a sua apetência por "marcar" os treinadores com uma espécie de "ferro em brasa". Surge a mensagem, quase sempre indireta, do 'interesse em'. É uma espécie de condicionamento psicológico. Quem não gostaria de treinar o FC Porto? Não faltavam candidatos ao lugar ocupado por André Villas-Boas. Candidatos antecipadamente "marcados". Ou por serem (ex) discípulos da "escola". Ou por se terem revelado noutras paragens. Ou por serem cobiçados pelos adversários. Pinto da Costa é assim: estratego, tudo em benefício da maior das suas "paixões" (embora muito bem remunerada), o FC Porto. Jorge Jesus, por se ter tornado treinador do Benfica, achou que não deveria ajudar no combate ao "FC Porto de Pinto da Costa". São públicas as manifestações de simpatia entre o presidente portista e Jorge Jesus. Na Luz, essa "independência" do seu técnico nunca foi muito bem entendida nem digerida. Porque entre o "direito ao afeto" e a "lógica da instrumentalização", nem sempre vence a razão. A defesa tardia de Jorge Jesus por parte dos responsáveis benfiquistas (nestas matérias, as hesitações só são legítimas durante um par de horas...), num momento em que os resultados deixaram de combinar com o fulgor da época passada, levou Pinto da Costa a "forçar a nota" e a "carregar nas tintas" no âmbito de uma ampla solidariedade às competências de Jorge Jesus, no seguimento dos elogios protagonizados por André Villas-Boas sobre o mesmo assunto. É Natal, é Natal, mas, entre palhinhas, apetece perguntar: afinal, quem é o burro?..."

Rui
Santos, que erra mais vezes que aquelas que acerta, hoje nas páginas de Record.

Boa sorte na nova aventura

Imaginava que terminarias a carreira no Glorioso. Não foi possível, mas guardo na memória exibições memoráveis ao serviço do Benfica. Boa sorte na Turquia.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Glorioso de Portugal

A RTP prestou um verdadeiro serviço público.

Insistir nesta “não notícia”, para quê, porquê e a mando de quem?

"O tratador da águia "Vitória", Juan Bernabé, disse que vai falar hoje com o presidente do Benfica, porque tem contrato até 2013 e bens pessoas no interior das instalações desportivas", pode ler-se em destaque em todos os meios de comunicação social.

Oh meus amigos, digam-me lá uma coisa: Quantos conflitos laborais existem por dia em Portugal? Quantos processos disciplinares são levantados por dia em Portugal? Quantos despedimentos com justa causa são feitos por dia em Portugal?

Pois é! Então expliquem-me lá porque é que este caso merece tanto destaque na comunicação social? Em abono da verdade estas fofoquices, mais não são que um ultraje aos milhares de trabalhadores que todos os dias perdem os seus empregos neste País!

Insistir nesta “não notícia”, para quê, porquê... e a mando de quem, meus senhores?

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Já chega

No Verão passado Luís Filipe Vieira triplicou o ordenado do jesus, só porque o Pinto fez constar que o queria contratar. A clausula de rescisão disparou!

Agora que o Pinto bufou que Jorge Jesus é "um grande treinador", espero sinceramente que Luís Filipe Vieira não lhe duplique o ordenado. Já chega.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O apito dos penaltis

O apito foi, é e sempre será algo importante para o desempenho de um árbitro, mas ao invés do que foi escrito e dito, não é preciso que um árbitro o use para dar início ou reinício de um jogo, no que se inclui uma grande penalidade, ou interromper a partida. A regra apenas diz que o árbitro deve fazer um sinal, em situação alguma menciona ter de "APITAR".

Elmano Santos no Dragão teve o condão de elevar à condição de imprescindível aquilo que até aqui não passava de um instrumento acessório. Em benefício de quem: PORTO. Tem sido assim desde o início do campeonato.

PS - Esta informação acerca das lei do jogo foi transmitida de forma clara por Coroado, nas páginas do jornal Ojogo.

Ilações da Mata Real

Há penaltis a favor de uns tão fáceis de marcar mas a favor de outros tão difíceis de descobrir.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Vamos lá resolver isto

A águia é o símbolo vivo do Clube e não é a mesma coisa ir ao Estádio e não ver a Vitória. Vamos lá resolver isto, salvaguardando, como é óbvio, os interesses do Glorioso.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Marcamos e goleamos

O Benfica venceu hoje o Rio Ave por 5-2. Foi um belo jogo que foi um cheirinho de campeão à imagem da época passada. Marcamos e goleamos.

Agora, passa-se algo de muito estranho neste campeonato. Começa a ser ridículo, (deve ser problema de óculos) não se marcarem penaltis a favor do Benfica. Há alguma ordem do Sr. Fernando Gomes?

Honestamente, depois do que se ouviu nas escutas do apito dourado, parece-me óbvio que está preparado o terreno para o Porto ser campeão. Já disse e repito, o Porto (como das outras vezes que foi campeão), usa e abusa de expedientes e frutas para ter a vida facilitada. É incontestável.

PS - Como é agradável os jogos à tarde. Vejam o meu caso, desloquei-me a Lisboa ao fim de almoço e às nove da noite já estava em casa.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Erro de casting

“Estou arrependido da minha escolha (opção pelo Benfica em detrimento do Porto). Reconheço que o Benfica é um grande clube, e, há três anos, o Rui Costa, que na altura ainda era jogador, convenceu-me a assinar. Sabia que ele seria diretor-desportivo a curto prazo e por isso decidi-me. Depois fui vítima de um problema político, pois saiu José Veiga, o dirigente que apostou em mim, e deixei de contar. Quando me lembro do interesse do FC Porto...”

Zoro
, ex- jogador do Benfica

Está na hora de mudar a tradição

(clique na imagem para ampliar)

Quis o "destino" que o Benfica encontrasse o Estugarda nos "oitavos" da Liga Europa. Recorde-se que o Benfica nunca conseguiu vencer nenhum clube na Alemanha. Portanto a tarefa não se avizinha fácil, mas está na hora de quebrarmos a tradição.

E já agora aqui fica o sorteio da Liga dos Campeões, onde o Benfica deveria estar.

(clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A coisa não vai ser fácil

Adversários difíceis, jogamos a segunda mão em casa do adversário. Enfim as coisas na Liga Europa não vão ser fáceis.

Amanhã
esperamos que o sorteio nos favoreça. Que venha o Twente.

Vem aí um extremo esquerdo

E o Urreta? Não era extremo esquerdo?

Para além do mais, o Benfica continua a fazer juz à campanha que assinou para se comprar o que é nosso no sentido de auxiliar
a economia portuguesa. Pois bem, aí vem mais um jogador argentino. Parabéns Benfica pela coerência!

Mas se vier, passa a ser o MELHOR extremo
esquerdo a jogar em Portugal!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Já esta na altura de usarem luvas térmicas nos sorteios

Realizou-se esta quarta-feira na sede da Federação Portuguesa de Futebol, o sorteio referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Eis o resultado:

FC Porto (L) - Pinhalnovense (2.ª)
Rio Ave (L) - Benfica (L) ou Olhanense (L)
Académica (L), U. Madeira (2.ª), Bombarralense (3.ª) ou Louletano (2ª) - V. Setúbal (L)
Varzim (LO), Gondomar (2.ª), C.Piedade (3.ª), Ribeirão (2.ª) ou Merelinense (2.ª) - V. Guimarães (L)

Um exemplo de trabalho e abnegação

Um pouco antes da meia-noite de 15 de Dezembro de 1960, Eusébio pisou pela primeira vez a placa do Aeroporto de Lisboa: passaram 50 anos desde o dia em que o "Pantera Negra" chegou para representar o Benfica.

É um exemplo de trabalho e abnegação, sempre modesto e um grande benfiquista.

Que tenha muitos anos de vida. A sua presença como figura publica é um bem inestimável para o país.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Não é este que nos tem ROUBADO nos últimos anos

"Não sei o que o sr. António Garrido faz com o FC Porto. Mas sei que é sogro do Olegário Benquerença. Sei que ele acompanhava muito o FC Porto..."

Jacinto
Paixão, na Benfica TV. Transcrições aqui

Da série "Frases que impõem respeito"[23]

"Benfica deixou Villas-Boas trabalhar à vontade"

Jesualdo
Ferreira, em entrevista ao jornal Ojogo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Olha lá, oh Jesus

Olha lá, oh Jorge Jesus, consegues explicar-me porque é que todos os atletas que que sugeriste à direcção, para a presente época -Kardec, Éder Luís, Airton, Jara, Gaitan, Fábio Faria, Roberto -nenhum pegou de estaca?

Rui Costa atento

Os aprendizes de Pinto da Costa já estavam a cumprir as ordens do DONO quando se dirigiam para o túnel, com o objectivo de arranjarem confusão e desculpas para a derrota que era mais do que evidente, face à incapacidade de jogar melhor e virar o resultado.

Ainda bem que Rui Costa estava atento, senão este ano teríamos o Braga com a mesma desculpa esfarrapada
que teve na época passada em relação ao campeonato.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Missão cumprida

Sem efectuar uma grande exibição a justiça da vitória é inatacável, já que o Benfica foi claramente superior durante os 90 minutos.

Menção
honrosa para o guarda-redes Júlio César pela monumental defesa aos 87 minutos e pela, mais que evidente, estabilidade que transmite ao quarteto defensivo Benfiquista!

Que não se repita

"É verdade que tínhamos o objectivo de chegar à final e ganhar. Durante a primeira parte não fomos uma equipa tão forte como normalmente somos, não houve grandes oportunidades, sofremos o golo de bola parada, situação em que o Benfica é muito forte. Nos últimos 45 minutos, jogámos sempre no campo adversário, tentámos descobrir os caminhos para poder finalizar e acreditei sempre que a equipa ia fazer golo, devido ao caudal ofensivo. Em momentos decisivos não concretizámos as oportunidades. O Vitória procurou defender a vantagem, umas vezes com qualidade e outras com sorte.Fizemos tudo para ganhar, faltou fazer o golo. Os jogadores estiveram ao nível do que têm feito e não tenho nada a apontar-lhes, pois fizeram tudo para não ganhar ou, pelo menos, para não perder."

Jorge Jesus, no final do jogo Benfica - Guimarães da época transacta, onde fomos eliminados da taça de Portugal

sábado, 11 de dezembro de 2010

E agora?

Perante mais uma provocação de Villas Boas - "O Sporting recebeu as prendas de Natal no fim do Verão" -, o que vai fazer o JEB. Vai fazer frente ao clube da fruta ou continuar o beija mão ao papa?

Onde falhamos? No presidente?

"Sei que tenho o plantel e o treinador certos."

Luís
Filipe Vieira, em entrevista à Benfica TV

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Agora que estamos praticamente a meio da época, não posso deixar de destacar o que de bom tem feito Fábio Coentrão. Depois de um arranque em força, passa agora por um período de menor fulgor, esta jovem águia tem sido, quanto a mim, o melhor e mais regular jogador do Benfica. Claro que ainda tem enorme margem de progressão, mas penso que seja seguro dizer que, ao contrário de Kardec, Filipe Menezes ou outros comprados no supermercado Argentino e Brasileiro, este é daqueles que soubemos fazer crescer como águia à imagem dos que precisamos para atingir os nossos objectivos.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Vamos lá ter calma

"... um dos primeiros a sair foi Luisão, que acabaria por ver a sua viatura a sofrer alguns pontapés quando os adeptos presentes constataram que o vice-capitão das águias não ia parar para ouvir as queixas da massa associativa presente."

Vamos lá ter calma e demonstrar que somos diferentes. Não estamos no Porto, onde a claque atira garrafas em chamas contra o carro do treinador. Repito, temos que ser diferentes para melhor.

23348 espectadores contra o Shalke

Não se tomem medidas urgentes, de forma a restaurar a confiança dos adeptos, e qualquer dia teremos menos de 20 mil espectadores no estádio.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Palavras sábias

"Os jogadores não têm vontade de lutar. Parece-me uma equipa triste e sem alma"

"Jesus tem cometido vários erros, embora a culpa não seja só dele. Não é tão mau como dizem agora, mas também não é tão bom como fizeram dele no ano passado"

"É evidente que pode haver problemas mas é preciso que haja uma reflexão por parte de quem deve tomar medidas. Esta paragem permite que a façam, embora, por vezes, essas medidas não sejam fáceis de tomar".

Gaspar
Ramos, antigo dirigente do Benfica.

Será assim tão complicado resolver este problema?

É que já não há Benfiquista que aguente ver a sua equipa levar golos de bola parada.

Salvo pelo Leão de França

Mais grave que a derrota, que já começa a ser uma normalidade, é Jesus não encontrar diferenças entre a produção da equipa esta época e na temporada transacta, reiterando, na conferência de imprensa após o jogo, que “tudo está dentro da normalidade” e o “empenho é igual”.

"Está tudo dentro da normalidade"? Jesus eu sou um dos teu defensores, mas também já começo a perder a paciência para tanta parvoíce junta!

Os deuses estão com o seu filho mais pequeno! Estou convicto, que o afastamento das competições europeias teria ditado o afastamento de Jesus do comando técnico do Benfica. Foi salvo pelo Leão de França.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Massacrante é estar sempre a pensar no Benfica!

"Deve ser massacrante estar a 8 pontos"

Vítor Pereira, treinador adjunto do FC Porto que orientou a equipa frente ao Vitória de Setúbal, por castigo de André Villas-Boas.

Para além disso foi oportuna a "boca" do rapaz. Para quem ficou a 8 pontos na época passada, efectivamente, é falar do que sabe. E, quando assim é, não há que levar a mal.

Elmano estará a esta hora a beber um cafézinho com leite e a comer uma frutinha de dormir

Sempre quero ver o que Villas-Boas vai dizer em relação ao relatório desde árbitro. Provavelmente para ele, Elmano Santos está ao "nível dos melhores do mundo".

Se isto fosse nos anos oitenta ou noventa naturalmente que era admissível. Estaria no patamar do Carlos Calheiros e já teria no correio duas viagens ao Brasil pagas pela agência de viagens do Joaquim Oliveira. Mas, caramba, estamos em 2010, e isso é que me deixa espantado.

Fico a aguardar
o que Vitor Pereira vai dizer!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Não, não é contra o Vitória, é sim a favor dos Corruptos

"Não sei se Elmano Santos tem alguma coisa contra o Vitória. Já não é a primeira vez que acontece e não podia ter marcado uma grande penalidade daquelas".

Manuel
Fernandes, em referência ao castigo máximo que deu o golo a Hulk e o triunfo ao FC Porto.

O título é tudo

Roberto estreia luvas frente ao Schalke

Lido o título da ABola, quem não tiver oportunidade de ler a notícia fica com a ideia de que há uma relação entre o mau início de época de Roberto, com as luvas utilizadas.

Afinal, trata-se de um novo e revolucionário modelo de luvas, concebido pela HO Soccer e baptizada de Ghotta Hybrid. A marca garante que, além dos leves materiais escolhidos do dorso da luva, é revestida do melhor látex (Aquacontrol), tendo dois tipos de corte: Roll e Negative, que proporciona um controlo total da bola.

E que tal, em primeiro lugar, conseguir o apuramento

"O ano passado fomos aos quartos-de-final (liga Europa) e temos muita ambições. Já tivemos a experiência do ano passado e temos a convicção de que chegaremos mais longe esta época".

Jorge Jesus, na antevisão do jogo, da liga dos campeões, contra o Shalke.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Intrigante

Na sexta feira, debaixo de um temporal, peguei no meu filho (já um completo doente pelo Benfica) e fomos assistir ao jogo do Benfica. Para quem viu o jogo, principalmente no estádio, não deixou de estranhar o facto dos jogadores do Benfica nem se mexerem. Todos a passo e com uma apatia intrigante. Parecia que estavam ali a cumprir uma pena decretada por um juiz que os tinha obrigado a jogar à bola.

Não se trata de jogar mal ou bem. Trata-se tão somente de correr ou não correr. Agora gostava de saber a quem se deve este intrigante sub rendimento. Aos árbitros, às saídas do Di Maria e Ramires, ao sol ou à chuva, ou... o que poderei eu dizer?

Cada um
acredita e faz fé naquilo que mais lhe convém e conforta.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Deveria ter sido no início da época

Luís Filipe Vieira está em São Paulo a tentar contratar Elias, médio do Corinthians. O Benfica quer fechar o negócio rapidamente, pois deseja incorporar o jogador nas suas fileiras já em janeiro. Elias é considerado um valioso reforço para um plantel que ainda está órfão da saída de Ramires para o Chelsea.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Coisas bonitas

O futsal continua a dar-nos alegrias. Após a ENORME conquista do fim de semana (disputa da final four da UEFA futsal Cup), hoje, uma vitória categórica sobre o Sporting.

Apoio a candidatura de Portugal (e Espanha) à organização do Mundial

Já temos os estádios construídos e as infra-estruturas necessárias. Desta vez, a nossa candidatura à organização de um grande evento internacional de futebol não traz grandes investimentos. Pelo contrário, gera muita promoção. Para além dos imediatamente palpáveis existem outros relacionados com a promoção do país que não são quantificáveis. É uma excelente oportunidade para o nosso País aparecer destacado nos Media internacionais. Com a vantagem adicional de dar dos portugueses uma imagem favorável e interessante de um povo especialmente vocacionado para acolher e para organizar grandes iniciativas.

No contexto actual, seria até engraçado as duas economias que se encontram na mira dos famigerados "mercados" darem uma mostra de alguma força e clarividência para o futuro.

Por isso, apoio a candidatura de Portugal (e Espanha) à organização do Mundial. O acolhimento de grandes eventos internacionais - pelas contrapartidas económicas e de Marketing que eles geram - deve estar na linha da frente das nossas prioridades.

Esta informação faz toda a diferença

"Fui o único jogador que, estando no auge no ano passado com tantas vitórias e tanta glória, sempre disse que não queria sair do Benfica no final da época. Hoje é fácil tentar encontrar um motivo para o David não estar a render da mesma forma e encontrar coisas que não são verdade. Estou muito feliz no Benfica, tenho contrato até 2015, não estou preocupado com renovações nem com dinheiro. Fui eu quem não quis sair"

David Luiz em declarações à imprensa.

Foste tu que não quiseste sair, ou foi o presidente que não te deixou sair? É que esta informação faz toda
a diferença.