sábado, 31 de outubro de 2009

Na Pedreira não é excepção

Em todo o lado, o BENFICA joga para vencer.
Seja em que campo for, seja perante que adversário for, seja em que momento for.
Não há excepções. Não pode haver excepções.

Uma equipa do BENFICA, unida, solidária, que tenha coragem e confiança no seu valor, que jogue com inteligência, que esteja sempre concentrada e centrada naquilo que é essencial, vence na Pedreira.

Estas goleadas do FC Porto preocupam

A Europa do futebol está boquiaberta. Os 16-1 ao APOEL (ups, foi o Sporting quem deu essa cabazada), os 5 golos no FCP-Académica e os 10 cantos à Académica. Quando o SLB deu 4-0 ao Belenenses, no Restelo, a equipa de Jorge Jesus tinha batido em "mortos". Afinal os "defuntos" do Restelo empataram em Alvalade e no Dragão.

Hoje vai provar-se que Pinto da Costa tinha razão, quando disse que o maior adversário do Porto este ano era o Braga. O que ele não disse é que era na luta pelo 2º lugar.

PS - Cartão amarelo a Bruno Alves, por empurar e pontapear Fredy na cabeça, ao disputar uma bola
por alto (no Record, considerando depois que a arbitragem foi excelente).

Boa ideia para usar aqui ao nosso cantinho...

Ferreira Fernandes, Ciência mata mais uma ilusão:

As notícias chegam de Espanha, de uma manifestação (por acaso de direita, mas com a esquerda seria o mesmo) contra o aborto. Estimaram os organizadores: 2 milhões. A Comunidad de Madrid (do PP, próxima dos organizadores): 1,2 milhões. A polícia: 250 mil. Extraordinária diferença! Mas ainda não viram nada. A empresa Lynce, especialista do assunto, pôs um zepelim no ar
, com quatro câmaras de alta resolução e dois vídeos de alta definição. E não estimaram, contaram: 55 316 cabeças! A ciência lá nos deu cabo de mais uma ilusão. Mas nada está perdido: se cada um passar a levar um balão, a manifestação, filmada de cima, dobra.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Um Benfica à Benfica em Braga

Depois de disputados 8 jogos oficiais, para o campeonato nacional, o BENFICA soma 7 vitórias neste início de época. É com base neste registo que o treinador Jorge Jesus disse esta sexta-feira esperar "um excelente jogo", sábado, no terreno do Sporting de Braga e prometeu um Benfica à semelhança do que tem feito, com grande dinâmica de ataque, frente à melhor defesa da Liga Sagres.

Jogo difícil
"É um jogo difícil, não por o Braga estar em primeiro lugar, mas por ser uma boa equipa. Acreditamos no que temos vindo a fazer e no que temos capacidade para fazer em Braga e de certeza que vai ser um excelente jogo".

Coentrão a defesa esquerdo
"Defensivamente, fez um jogo [Nacional] melhor que eu pensava mas ainda tem muito a melhorar nesse aspecto, o que o pode deixar de fora nessa posição em jogos com certas características. Mas o Fábio é um miúdo com muitas qualidades, tem características físicas impressionantes e pode ser um lateral de eleição".

Escolhido a dedo

Jorge Sousa foi o árbitro nomeado para dirigir o Braga - Benfica. É mais uma prova do bom-senso que caracteriza o futebol português. Se possível, nomeiem os fiscais de linha do jogo do Benfica - Nacional.

O polvo continua vivo, activo e à espreita de uma oportunidade. Como se viu no jogo com o Nacional, se o Benfica baixar um pouco o rendimento a máfia aproveita logo.

Para o Benfica ganhar o campeonato tem de ser muito mais forte que essa canalha do porto.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tu e o "teu" presidente dormem, comem, bebem, respiram BENFICA

Jesualdo Ferreira afirmou que Pablo Aimar deveria ser castigado, tal como aconteceu na época passada com Lisandro Lopez, após o jogo com o Benfica no Estádio do Dragão. O caso do Lisandro López foi considerado fundamental para um quadro legal. O que se passou no jogo do Benfica, com o Aimar, será um caso para ser tratado pelas entidades competentes.

Discurso típico de quem não conhece as leis.
O Lisandro Lopez foi castigado porque a sua simulação e consequente golo do F C Porto teve influência directa na atribuição de pontos.
No caso do Pablo Aimar, a sua simulação não contribuiu para a atribuição final de pontos. É o que está na lei.

Agora um conselho: tens é que ficar atento ao Bruno Alves! Porque se és um treinador atento, devias explicar-lhe que o futebol não é luta livre. Nem algo parecido.

Multa por excesso de velocidade

17 golos nos ultimos 3 jogos oficiais, 30 golos em 8 jornadas da Primeira Liga nacional, com um "motorista" que facturou 11 golos em 8 jogos do campeonato, não há para aqui excesso de velocidade.

Antes era no Natal que se perdiam campeonatos

Agora é no São Martinho.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CRETINO

Com uma lágrima rebelde a rolar-lhe pela cara abaixo, e com um ranger de dentes em resultado da frustração causada pelo desaire da sua equipa e das goleadas incessantes de uma outra, o CRETINO do Sr. Machado abusa da paciência dos demais e da reiterada condescendência deles pelo seu nível de inteligência.

Tem que se inventar uma nova regra no futebol: perder por menos de três na luz, obriga os treinadores a comportarem-se decentemente, talvez até, imagine-se, elogiar o Benfica e o seu treinador.

Diferenças

No seguimento do post anterior, convém referir, que há hoje, entre o BENFICA e os lagartos, uma diferença fundamental: o BENFICA diverte-se com o futebol. Os Lagartos, não, sofrem, desesperam. O BENFICA regojiza-se com os golos. Os Lagartos, andam frustrados com os erros. O BENFICA enche os estádios e vai pagando o investimento louco que foi feito. Os Lagartos, têm o estádio cada vez mais vazio e atrofiam na contenção de custos. Mais que uma estratégia de merceeiro, a gestão dos Lagartos é uma gestão suicida.

A estratégia adoptada pelo Benfica começa a dar frutos. Quer a nível desportivo, quer a nível financeiro.

As sucessivas goleadas do Benfica valorizaram o plantel em mais de 27 milhões de euros e nem mesmo a ausência da Liga dos Campeões em futebol parece atenuar a tendência de subida na “bolsa de valores” da equipa da Luz.

Um passo em frente rumo à manutenção

Para mal dos meus pecados, no decorrer do jogo, de hoje, do Sporting contra o Guimarães, encontrei-me com um amigo Sportinguista. Travamos um diálogo interessante. Depois de afirmar que não se importa de jogar mal e ganhar, ainda acrescentou: “Tu achas que nós, com um treinador que saiba o que significa jogar ao ataque, não temos jogadores para dar 3, 4 ou 5 a várias equipas?, e mais eu não trocava o Veloso, o Moutinho, o Vukcevic, o Matías, o Izmailov e o Liedson, pelo García, o Ramires, o Di Maria, o Aimar, o Saviola e o Cardozo.

Eu respondi: “tu não estás bem, meu".

No final do jogo, o Sporting ficou mais longe do líder Benfica, estando agora a dez pontos, mas deram um passo em frente rumo à MANUTENÇÃO.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Até tu, Miguel?

"E acontece ainda (a verdade é para ser dita) que o Benfica está a jogar um grande futebol, que dá gosto ver. Não é, apenas a impressionante média de 3,5 golos por jogo, ou a cadência de jogo ofensivo do quarteto sul americano do ataque. É também uma coisa que à muito, muito tempo, não se via ao Benfica: o prazer de jogar, o respeito pelo público, a vontade de fazer cada vez mais e melhor e a sensação que ali está a nascer uma verdadeira equipa e não apenas um lote de jogadores momentâneamente inspirados. Confesso que não esperava tanto do Benfica de Jorge Jesus."
Miguel Sousa Tavares, in ABola

Se, imagine-se, Miguel Sousa Tavares, está rendido ao Benfica... quem sou eu para o contrariar.

Ganda Benfica

Jesus, disse: "será um jogo com poucos golos"
E Jesus cumpriu!
...foram só seis!!!
Há algo de transcendente nesta equipa do Benfica que ultrapassa todas as lógicas.

Após um jogo brilhante, o Benfica ascendeu à liderança da Liga portuguesa de futebol, em igualdade pontual com o Sporting de Braga, após receber e vencer o Nacional por 6-1, ficando seis milhões de portugueses felizes. Por outro lado, as farmácias de serviço estão atarefadas a atender os apoiantes do segundo maior clube nacional: O AntiBenfica. Mas atenção, o chefe do clube assumidamente corrupto, já está a rever a lista de preços das luvas para os seus ajudantes de campo e concluiu que vai ter que pagar (ainda) mais.

Agora é aguentar o 1º lugar. E a dar espectáculo. O futebol merece este saudosismo.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Para bem do país: RTP deveria suspender transmissões do FC Porto

A bem do serviço público, e do interesse geral do país, que deveria ter como prioridade o combate à corrupção, assistir ao Porto-Académica, que potencia a corrupção, não se admite. Senão vejamos:

Penalti de Bruno Alves por mão na bola não marcado e cartão vermelho por mostrar, fora de jogo mal assinalado a Sougou que se isolava, dois golos em fora de jogo do Porto.
Mais,até quando teremos de assistir à já proverbial violência de Bruno Alves sem qualquer tipo de penalização? Não há sumaríssimos. Estou para ver! Viva a Briosa, que lutou com brio contra duas equipas (a do FCP e a de arbitragem).

assim os corruptos "ganharam" por 3-2 à equipa que está em último lugar na classificação, a Académica. Roubo à vista de todos (nem todos).

Será possível?

António Boronha, mal fica TV:

"confesso que não gosto das chamadas 'tv's de clube. são demasiado monocórdicas, 'monocolores' ou monótonas
, se quiserem.
no 'meo' tenho a possibilidade de aceder às do 'inter', 'real madrid', ''barça', chelsea' e 'man united', creio que não me falta nenhuma das estrangeiras, para além da 'benfica tv'.
sobre esta última garantiram-me que existem três meses de salários em atraso! será possível?"

Alguém
me pode esclarecer, por favor, sobre a veracidade desta suspeita. Agradecia

domingo, 25 de outubro de 2009

1-0 basta

Jorge Jesus, "prevê mais dificuldades" na próxima segunda-feira, no embate caseiro frente ao Nacional, considerando que se tratará de uma partida mais equilibrada.

"Não vai ter muitos golos". Bem, depende da definição de muitos para o Jesus... muitos é pelo menos três ou mais.... se ficar 2-0 já é bom!!

Justificando a sua convicção, o técnico lembrou que o Nacional "tem o mesmo treinador, os mesmos jogadores e tem processos defensivos bem definidos", para além de ter "mais experiência" por estar a jogar na Liga Europa.

"Os adeptos podem pensar que o Benfica joga sempre para golear e isso até poderia produzir alguma intranquilidade para dentro da equipa, mas no balneário isso não passa e todos os dias falamos nisso", explicou o treinador.

Vamos encher a Luz

O treinador dos «encarnados» também pediu para que os adeptos encham as bancadas do Estádio da Luz no aniversário recinto: "Apelo à presença massiva dos espectadores na Luz, num jogo com um significado especial. Os adeptos podem estar orgulhosos desta linda casa." Eu lá estarei.

Para a história

in Jornal Notícias

sábado, 24 de outubro de 2009

Ecos

"Não quero fazer comparações com o passado, mas não tenho dúvidas que, em relação aos últimos 15 anos, este é um Benfica melhor em tudo"
Toni, ex-jogador do Benfica nos anos de 1970 e o último treinador português campeão na Luz(1993-94).

"Jorge Jesus, foi determinante, colocou a equipa a jogar com níveis a que não estava habituada "
Dimas, ex-jogador dos anos 90

"Encontro semelhanças entre a actual equipa e aquela onde joguei. Desde os anos 1960 que não via uma equipa do Benfica com esta capacidade goleadora".
José Augusto, antigo jogador

"Há muitos anos que não via jogadores com tanta qualidade, que fazem deste um plantel equilibrado e com mais opções".
Álvaro Magalhães, antigo jogador e ex-técnico

Foi o Benfica que ganhou ou o Everton que perdeu?

O futebol revolve volta e meia em torno de uma velha questão: foi a equipa A que ganhou ou foi a equipa B que perdeu. E a resposta invariavelmente é em função da cor clubística de quem a dá. Os adeptos da equipa A acham que ela ganhou. Os adeptos da equipa B acham que foi a sua equipa que perdeu. Diminuindo a abstracção, terá o Benfica ganho ao Everton, ou terá o Everton perdido com o Benfica? Os adeptos do Everton (anti benfiquistas, portistas e lagartos) alegarão que a debilidade provocada pelo facto apresentar em grande medida uma segunda linha, teoricamente mais fraca reforça o seu ponto de vista.

É absolutamente cansativo ler as análises desportivas que a este respeito se fazem a propósito do Benfica de Jorge Jesus. A blogosfera já estava inundada de teses de que o Benfica não ganhou a nenhuma grande equipa, agora está inundada com a tese, que o Everton é uma grande equipa, mas apresentou as suas reservas.

Na minha modesta opinião, a questão de saber se terá o Benfica ganho ao Everton, ou terá o Everton perdido com o Benfica? é fácil. Ambas as afirmações são verdadeiras: o Everton perdeu e o Benfica ganhou, porque o Benfica marcou mais golos que o Everton (ou o que é o mesmo o Everton sofreu mais golos que o Benfica).

Como qualquer jogo de futebol foi decidido pela performance relativa das equipas. Perceberam.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Da série "Frases que impõem respeito"[4]

"Eu só vejo o FC Porto em minha casa. Mas, para mim é o FC Porto (a melhor equipa a jogar futebol em Portugal)"

Fucile, uma amostra de jogador e inteligência, em conferência de imprensa na antevisão do jogo FC Porto e Académica.

Saramago não resiste ao Benfica

Depois dos 5-0 ao Everton, está provado que Jesus continua a fazer milagres.

E mais, Jesus, ao contrário de outros milagreiros, faz milagres sem pedir, nenhum sacrifício em troca. Basta aos adeptos terem amor ao clube.

[Também publicado aqui]

Próximo jogo: Sibéria

Se antes do jogo Paulo Bento dizia que o frio os poderia ajudar, e foi o que se viu, uma actuação sem brilho, sugiro que o próximo jogo, dos Lagartos, seja na Sibéria.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Estou triste

Estou muito triste. Então o Benfica ganhou cinco a zero e ainda por cima marcou um golo de bola parada? Estou decepcionado ! Quatro golos de bola corrida é muita coisa para os aziagos ... estavam a ver o jogo 44535 espectadores, às 18 horas de uma quinta feira ... UMA VERGONHA.

Começa a ser penoso, para os não Benfiquistas, assistir aos jogos do Glorioso.

Come on You REDS!

Caramba, nem o dia cinzento, prenunciador de umas bátegas de água fortíssimas, me impediu de sentir, logo pela manhã, aquele frémito de emoção e ansiedade, característico da antecipação dos grandes jogos.

Haverá quem, ao ler “grandes jogos”, faça um esgar de desdém, ao ver que o cartaz para hoje, no imaculado Estádio da Luz, apresenta um Benfica - Everton. O Everton não é um colosso europeu? Não. Claro que não. Mas é uma equipa forte, que se encontra na primeira metade do campeonato Inglês.

Antes do apito inicial, as contas são extremamente fáceis de fazer. Ao Benfica só interessa a vitória, com os consequentes três preciosos pontos. Não conseguindo, com os mesmos, uma qualificação matematicamente carimbada, mas abrindo de par em par a janela de apuramento.

Nota para os seis mil evertonianos que descerão hoje sobre Lisboa, naquela que é a maior “excursão” de Toffees desde a Final da Taça das Taças de 1985 em Roterdão. Seis mil gargantas sedentas mas nem por isso menos afinadas, dispostas a dar um rombo nos stocks de cerveja e sedentos de gritar bem alto,mas, das bancadas brotará o entusiasmo dos adeptos do maior clube do mundo e ecoará o brado de: Come on You REDS!

Tudo pelo Benfica

O operador de televisão por subscrição Meo, detido pela Portugal Telecom, superou os 500 mil clientes no primeiro semestre. Para este sucesso muito contribuiu a BENFICA TV, e todos os Benfiquistas.
Ao não aderir à Benfica TV, a TV cabo menosprezou a grandeza do clube, e os milhões de benfiquistas. Foi uma má decisão.

UM BENFIQUISTA AUTÊNTICO É ASSIM:

Sempre atento em prol do ENORME a da VERDADE DESPORTIVA!

TUDO PELO BENFICA!!!!

MEO sim, TV Cabo não. Vamos tornar o BENFICA cada vez mais FORTE!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Da série "Frases que impõem respeito"[3]

"Frio pode ajudar a melhorar o ataque"

Paulo Bento, em conferência de imprensa, na antevisão do jogo da Liga Europa, contra o Ventspils
em Riga.

Apesar do sonho de ganhar Liga Europa, Campeonato Nacional é prioridade para Jorge Jesus

Na véspera do jogo com o Everton, da terceira jornada da Liga Europa, Jorge Jesus destacou que a equipa Inglesa é o adversário mais forte. O técnico do Benfica afirmou que o Everton, está praticamente apurado e que a restante vaga de apuramento será discutida entre Benfica e AEK. Por isso, não considera determinante o encontro desta quinta-feira com os ingleses.

Futebol directo
Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, Jorge Jesus fez questão de mostrar o seu conhecimento sobre o Everton: "O Everton é uma equipa forte, com jogadores de qualidade com muita influência no sector ofensivo, de carácter típico do futebol inglês, muito directo, com muitos cruzamentos para a área"

Optimismo militante
De qualquer forma, Jorge Jesus diz que o Benfica, devido ao seu estatuto na Europa, "vai fazer tudo para passar à fase seguinte desta competição", sabendo que "em caso de vitória diante do Everton esse apuramento ficará muito mais perto". Lança, por isso, a garantia: "O plantel está quase na máxima força [só não poderá contar com Keirrison, Schaffer e Luís Filipe] e vamos fazer um excelente jogo, aberto, pois o Everton também vem para discutir o resultado. Com isso, esperamos um jogo com muitos golos."

Soltem o leão!!! Acabem com o sofrimento do pobre animal!



A águia, vai continua a voar, cada vez mais alto.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Espero dizer o mesmo lá para Maio

"Estou a gostar muito de ter o Jesus a treinar"

A frase pertence a Rui Costa, que marcou presença na Escola Mães d’Água, na Falagueira, Odivelas, inserido numa campanha de promoção do desporto escolar.

Se esta afirmação fosse feita em Maio, provavelmente estaríamos todos felizes e contentes. Como estamos em Outubro vamo-nos apenas e só contentando com as boas exibições e a excelente entrega ao trabalho por parte da equipa técnica. Na esperança de um dia podermos dizer, o que o Rui Costa diz hoje.

O pêndulo

Nem sempre o rendimento desportivo é o principal factor a determinar a popularidade de um futebolista. A eficácia é fundamental mas não basta para chegar ao topo.

Naturalmente o mediatismo dos jogadores é importante mas nem sempre é proporcional à verdadeira influência exercida nas respectivas equipas.

Os exemplos de jogadores nestas circunstâncias são múltiplos mas Javi Garcia no Benfica é notório. Longe de ser um "produto" vendável ao nível de Aimar, Ramires, Di Maria, o espanhol é uma âncora indispensável no Benfica.

Javi Garcia funciona como um pêndulo pelo qual passa toda a dinâmica da equipa. É uma máquina, pouco mediático, mas muito útil.

Javi Garcia, na entrevista ao site da UEFA, demonstra pragmatismo e saber, explicando os motivos que têm contribuído para a boa performance da equipa esta temporada, destacando o esforço e a dedicação de todo o plantel. De seguida alguns recortes da entrevista.

"Quando aqui cheguei, sabia que o Benfica era um grande da Europa, mas não conhecia a 10 por cento a sua realidade, as suas instalações. A verdade é que fiquei muito surpreendido pelo que encontrei e pelo que representa para a maior parte dos portugueses. É, sem dúvida, o maior clube português"

"(Jorge Jesus) É muito persistente, atento a todos os detalhes, tacticamente muito exigente, o que significa que todos os treinos são muito fortes. Mas só com trabalho se conseguem alcançar resultados"

"(conquista liga Sagres) Repito o que disse no início. Estamos apenas no começo, as coisas têm-nos saído bem, mas temos de ter a consciência de que ainda falta muito campeonato e que não nos podemos distrair. Os adeptos estão muito felizes e o grupo está empenhado em dar-lhes essa alegria. Tem sido impressionante a maneira como nos tem apoiado"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ver a selecção ganhar em tão grandiosa e imponente catedral é outra fruta

O sorteio da FIFA colocou no caminho de Portugal a Bósnia-Herzegovina. As duas selecções discutirão em Novembro uma vaga no Mundial 2010.

Claramente o sorteio foi favorável. Mas o sorteio da fase de grupos também foi considerado muito acessivel e foi o que se viu. Nesta fase não há jogos fáceis e todo o cuidado é pouco. É preciso jogar mais e... melhor! Com Ronaldo ou sem Ronaldo ainda não convencemos ninguém!...

Como disse Gilberto Madaíl "o recinto das 'águias' foi seleccionado por ter "maior capacidade" para o público. Isso "permitirá oferecer a mais adeptos a possibilidade de apoiarem ao vivo 'a equipa de todos nós". Além disso, acrescento eu, que melhor para os petizes adeptos do que verem a selecção ganhar em tão grandiosa e imponente catedral? É outra fruta... não mais esquecem.

Da série "Frases que impõem respeito"[2]

"Tem um plantel fantástico, as coisas estão a correr bem e isso é importante, devido à exigência da massa associativa. Hoje é menos do que no meu tempo, pois naquela altura se não estivéssemos a ganhar 2-0 aos 15' já estávamos a ser assobiados".

Carlos Manuel, em entrevista ao Record, quando questionado sobre o Benfica actual, em comparação com o do seu tempo.

domingo, 18 de outubro de 2009

Pinto da Costa com azia

O Estádio da Luz, vai receber em Novembro o jogo em casa da selecção portuguesa de futebol, a contar para a decisiva eliminatória de acesso à fase final do Mundial Àfrica do Sul'2010.

Uma escolha sábia, e sem qualquer tipo de polémica, pois não só é um estádio maior e portanto permite uma maior assistência como a atmosfera é mais electrizante, com os adeptos mais próximos do campo.

O que
é vergonhoso é a postura do presidente do clube assumidamente corrupto. Segundo o Correio da Manhã a escolha da Luz desagradou-lhe profundamente, tendo feito de tudo para que o escolhido fosse o Estádio do Dragão.

Portanto, o melhor é receitar-lhe umas pastilhas. Para a azia.

Seriedade

Seriedade e respeito pelo adversário: vitória justa, festa na taça, e só foi pena o Mantorras não ter feito o gosto ao pé, o que seria a cereja no topo do bolo!

Não estou aqui a enaltecer a vitória por números dilatados (6-0) do Benfica sobre o modesto Monsanto (composto por atletas amadores, alguns dos quais operários numa fábrica de curtumes). Mas é bom recordar que o Benfica, ainda não há muito tempo, ter-se-ia visto aflito para marcar um só golito que fosse ao mais modesto dos adversários.

O Benfica ficou aquém da maior goleada fora na Taça de Portugal (0-9 ao Nacional, em 1938/39), mas iniciou bem uma caminhada para vencer a Taça de Portugal e acabar com o jejum, que dura desde 2004.

sábado, 17 de outubro de 2009

Taça é festa, mas ganhar é imperativo

Monsanto está em festa, mas todos os Benfiquistas não esperarão menos do que uma vitória fácil, perante tão modesto adversário. Mas o futebol já nos mostrou que nada é garantido de antemão. De resto, a história - e até bem recente - está cheia de exemplos de descuidos provocados por pensar que é tudo favas contadas. Em 2002, o Gondomar, também da II Divisão, escandalizou a Luz ao vencer por 1-0, despedindo o então treinador Jesualdo Ferreira; ainda na época passada, a equipa de Quique Flores precisou de penáltis para eliminar o Penafiel, do mesmo escalão.

Portanto todo o cuidado é pouco. Tudo indica que não haverá Taça esta tarde em Torres Novas. Mas, ao menos, haverá festa.

Bettencourt de cabeça perdida

JE Bettencourt discorreu acerca dos resultados financeiros do Sporting e não falou de Luís Filipe Vieira, nem do Benfica. É inacreditável.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Da série "Frases que impõem respeito"

"Benfica a vencer mexe com o país"
Luís Figo, em entrevista ao jornal ABola

"Quero concretizar o sonho de ser campeão pelo Benfica."
David luiz, a propósito da renovação do contrato com o Benfica até 2015.

"Adeptos têm empurrado o Benfica para as vitórias"
Jorge Jesus, na antevisão do jogo de amanhã com o Monsanto, para a Taça de Portugal

O nosso caminho é mais difícil e penoso

Embora ainda não tendo atingindo o seu epílogo , o processo “apito dourado” parece destinado a não produzir qualquer consequência penal para os que, à custa da trapaça, encheram as estantes de troféus, alicerçando um poder iníquo que ainda hoje sufoca a verdade desportiva. Apesar de tudo, este processo deixará para a memória futura dois factos indesmentíveis, comprovados pelas escutas: que a justiça portuguesa é um labirinto onde a verdade dos factos se perde entre corredores, recursos, favores e apelos, e que a tão propalada eficácia e boas praticas desportivas dos azuis e brancos tinha uma rede à prova de qualquer vicissitude.

Embora eu nunca tenha duvidado, foi através das escutas que o país ficou a saber, por exemplo, como clube das Antas se moveu, , para evitar um castigo certo por agressão de Deco, com uma bota, a um árbitro. Para tal não hesitaram em recorrer a um jornalista, que a troco de uns almoços, veiculou a chantagem da ausência do luso-brasileiro do Euro-2004, caso fosse castigado. Claro que o referido árbitro também nunca quis ver apurada a verdade, doesse a quem doesse. Sabia bem que, no final, seria ele a sofrer as maiores dores.

A nossa matriz impede-nos de usar destes expedientes e outra frutas para lutar pelo que é nosso de direito. Para termos igualdade de tratamento e jogarmos em igualdade de circunstâncias no que aos critérios de julgamento diz respeito. Por isso o nosso caminho é mais difícil e penoso, mas julgo que é por tudo isto que muitos de nós só nos imaginamos Benfiquistas ou coisa nenhuma, sem meios termos. É precisamente farto dos meios termos que me sinto. Do comportamento politicamente correcto, para quem prefere a fraude, de estender um aperto de mão, ou de se sentarem ao lado de quem cheira mal.

Por isso sinto orgulho do meu presidente. Connosco não há meio termo. Para quem pratica fraudes, corrupção e afins só pode ter dos Benfiquistas DESPREZO.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quer enriquecer rapidamente?

Inscreva-se na melhor empresa para trabalhar.

Apesar de Queirós

Até poderemos ir ao Mundial 2010 na África do Sul, falta o play-off de acesso. Mas fica a sensação que tivesse Portugal um treinador de futebol sentado no banco, a esta hora não seria a Dinamarca a ter já presença assegurada.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Simão, como será?

Portugal vai ganhar a Malta. É claro. A Incerteza prende-se com Simão. Será que vai novamente cair no rídiculo de festejar os golos à Cantona?

E Portugal aqui tão perto

"Árbitros que recebem meninas no hotel? Isso é um mito urbano"

A frase pertence a Mejuto Gonzalez, árbitro espanhol, em entrevista ao jornal «Sport». Aconselho este senhor a visitar Portugal, em particular a mui invicta cidade do Porto e o seu presidente Pinto da Costa. Estou certo que receberá como prenda um café com leite ou uma fruta especial, ... era uma vez um mito urbano.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Já começam? Ainda estamos em Outubro, estes tipos não desistem

Record noticia, Benfica à procura de um guarda-redes de renome internacional. Por outro lado o Correio da Manha, afirma Ramires a caminho do City ou de outro qualquer clube Inglês. Para o Diário de Notícias, Aimar já está a caminho da Lazio.

Fico sem saber se estamos perante artigos de opinião ou notícias. Desejos ou realidades. Mas uma coisa é certa, estamos em Outubro, e estes tipos não desistem de tentar destabilizar. Não vão conseguir.

O rapaz lá ACORDOU para a vida e decidiu mudar-se para um grande

Marco Fortes, recordista nacional no lançamento do peso, trocou o Sporting pelo Benfica.

"É sempre importante termos por detrás de nós um clube com um projecto olímpico que é inédito em Portugal. Isto deixa-me mais tranquilo, mas já era benfiquista desde muito novo. É giro conhecer agora isto por dentro"

BEM VINDO E MUITOS SUCESSOS

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Liedson, o Lusitano

No sábado na Catedral, Queiroz foi assobiado antes do jogo pelos mesmos que se puseram de pé a aclamar Liedson quando este foi substituído. A nossa pátria é a Selecção portuguesa.

Quase, Quase

Caneira perdeu as eleições, para a Assembleia de Freguesia, por 32 votos. Os almargembispenses não confiaram na sua sagacidade política.

Tal e Qual ...como no Sporting: QUASE QUASE que ganham... como na sua carreira como futebolista: QUASE QUASE bom central, QUASE QUASE bom lateral esquerdo...

domingo, 11 de outubro de 2009

Dissecando as notícias

Esta semana foi notícia os elevados prémios que Jorge Jesus irá receber caso seja campeão. Um milhão para o Record, três milhões para O Jogo.

A notícia traduzida para um português correcto, melhor, o título que veremos lá para Abril/Maio de 2010: " Benfica gasta 1 milhão de euros" .

sábado, 10 de outubro de 2009

Imprescindível, de leitura obrigatória para todos

Na cerimónia de abertura do ano escolar, Barack Obama proferiu este discurso. Notável. Imprescindível, de leitura obrigatória para todos...

-- Sei que para muitos de vocês hoje é o primeiro dia de aulas, e para os que entraram para o jardim infantil, para a escola primária ou secundária, é o primeiro dia numa nova escola, por isso é compreensível que estejam um pouco nervosos. Também deve haver alguns alunos mais velhos, contentes por saberem que já só lhes falta um ano. Mas, estejam em que ano estiverem, muitos devem ter pena por as férias de Verão terem acabado e já não poderem ficar até mais tarde na cama.

Também conheço essa sensação. Quando era miúdo, a minha família viveu alguns anos na Indonésia e a minha mãe não tinha dinheiro para me mandar para a escola onde andavam os outros miúdos americanos. Foi por isso que ela decidiu dar-me ela própria umas lições extras, segunda a sexta-feira, às 4h30 da manhã.

A ideia de me levantar àquela hora não me agradava por aí além. Adormeci muitas vezes sentado à mesa da cozinha. Mas quando eu me queixava a minha mãe respondia-me: "Olha que isto para mim também não é pêra doce, meu malandro..."

Tenho consciência de que alguns de vocês ainda estão a adaptar-se ao regresso às aulas, mas hoje estou aqui porque tenho um assunto importante a discutir convosco. Quero falar convosco da vossa educação e daquilo que se espera de vocês neste novo ano escolar.

Já fiz muitos discursos sobre educação, e falei muito de responsabilidade. Falei da responsabilidade dos vossos professores de vos motivarem, de vos fazerem ter vontade de aprender. Falei da responsabilidade dos vossos pais de vos manterem no bom caminho, de se assegurarem de que vocês fazem os trabalhos de casa e não passam o dia à frente da televisão ou a jogar com a Xbox. Falei da responsabilidade do vosso governo de estabelecer padrões elevados, de apoiar os professores e os directores das escolas e de melhorar as que não estão a funcionar bem e onde os alunos não têm as oportunidades que merecem.

No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos.

E hoje é nesse assunto que quero concentrar-me: na responsabilidade de cada um de vocês pela sua própria educação.

Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona.

Talvez tenham a capacidade de ser bons escritores - suficientemente bons para escreverem livros ou artigos para jornais -, mas se não fizerem o trabalho de Inglês podem nunca vir a sabê-lo. Talvez sejam pessoas inovadoras ou inventores - quem sabe capazes de criar o próximo iPhone ou um novo medicamento ou vacina -, mas se não fizerem o projecto de Ciências podem não vir a percebê-lo. Talvez possam vir a ser mayors ou senadores, ou juízes do Supremo Tribunal, mas se não participarem nos debates dos clubes da vossa escola podem nunca vir a sabê-lo.

No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível a não ser que estudem. Querem ser médicos, professores ou polícias? Querem ser enfermeiros, arquitectos, advogados ou militares? Para qualquer dessas carreiras é preciso ter estudos. Não podem deixar a escola e esperar arranjar um bom emprego. Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso.

E não é só para as vossas vidas e para o vosso futuro que isto é importante. O que vocês fizerem com os vossos estudos vai decidir nada mais nada menos que o futuro do nosso país. Aquilo que aprenderem na escola agora vai decidir se enquanto país estaremos à altura dos desafios do futuro.

Vão precisar dos conhecimentos e das competências que se aprendem e desenvolvem nas ciências e na matemática para curar doenças como o cancro e a sida e para desenvolver novas tecnologias energéticas que protejam o ambiente. Vão precisar da penetração e do sentido crítico que se desenvolvem na história e nas ciências sociais para que deixe de haver pobres e sem-abrigo, para combater o crime e a discriminação e para tornar o nosso país mais justo e mais livre. Vão precisar da criatividade e do engenho que se desenvolvem em todas as disciplinas para criar novas empresas que criem novos empregos e desenvolvam a economia.

Precisamos que todos vocês desenvolvam os vossos talentos, competências e intelectos para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis. Se não o fizerem - se abandonarem a escola -, não é só a vocês mesmos que estão a abandonar, é ao vosso país.

Eu sei que não é fácil ter bons resultados na escola. Tenho consciência de que muitos têm dificuldades na vossa vida que dificultam a tarefa de se concentrarem nos estudos. Percebo isso, e sei do que estou a falar. O meu pai deixou a nossa família quando eu tinha dois anos e eu fui criado só pela minha mãe, que teve muitas vezes dificuldade em pagar as contas e nem sempre nos conseguia dar as coisas que os outros miúdos tinham. Tive muitas vezes pena de não ter um pai na minha vida. Senti-me sozinho e tive a impressão que não me adaptava, e por isso nem sempre conseguia concentrar-me nos estudos como devia. E a minha vida podia muito bem ter dado para o torto.

Mas tive sorte. Tive muitas segundas oportunidades e consegui ir para a faculdade, estudar Direito e realizar os meus sonhos. A minha mulher, a nossa primeira-dama, Michelle Obama, tem uma história parecida com a minha. Nem o pai nem a mãe dela estudaram e não eram ricos. No entanto, trabalharam muito, e ela própria trabalhou muito para poder frequentar as melhores escolas do nosso país.

Alguns de vocês podem não ter tido estas oportunidades. Talvez não haja nas vossas vidas adultos capazes de vos dar o apoio de que precisam. Quem sabe se não há alguém desempregado e o dinheiro não chega. Pode ser que vivam num bairro pouco seguro ou os vossos amigos queiram levar-vos a fazer coisas que vocês sabem que não estão bem.

Apesar de tudo isso, as circunstâncias da vossa vida - o vosso aspecto, o sítio onde nasceram, o dinheiro que têm, os problemas da vossa família - não são desculpa para não fazerem os vossos trabalhos nem para se portarem mal. Não são desculpa para responderem mal aos vossos professores, para faltarem às aulas ou para desistirem de estudar. Não são desculpa para não estudarem.

A vossa vida actual não vai determinar forçosamente aquilo que vão ser no futuro. Ninguém escreve o vosso destino por vocês. Aqui, nos Estados Unidos, somos nós que decidimos o nosso destino. Somos nós que fazemos o nosso futuro.
...

É por isso que hoje me dirijo a cada um de vocês para que estabeleça os seus próprios objectivos para os seus estudos, e para que faça tudo o que for preciso para os alcançar. O vosso objectivo pode ser apenas fazer os trabalhos de casa, prestar atenção às aulas ou ler todos os dias algumas páginas de um livro. Também podem decidir participar numa actividade extracurricular, ou fazer trabalho voluntário na vossa comunidade. Talvez decidam defender miúdos que são vítimas de discriminação, por serem quem são ou pelo seu aspecto, por acreditarem, como eu acredito, que todas as crianças merecem um ambiente seguro em que possam estudar. Ou pode ser que decidam cuidar de vocês mesmos para aprenderem melhor. E é nesse sentido que espero que lavem muitas vezes as mãos e que não vão às aulas se estiverem doentes, para evitarmos que haja muitas pessoas a apanhar gripe neste Outono e neste Inverno.

Mas decidam o que decidirem gostava que se empenhassem. Que trabalhassem duramente. Eu sei que muitas vezes a televisão dá a impressão que podemos ser ricos e bem-sucedidos sem termos de trabalhar - que o vosso caminho para o sucesso passa pelo rap, pelo basquetebol ou por serem estrelas de reality shows -, mas a verdade é que isso é muito pouco provável. A verdade é que o sucesso é muito difícil. Não vão gostar de todas as disciplinas nem de todos os professores. Nem todos os trabalhos vão ser úteis para a vossa vida a curto prazo. E não vão forçosamente alcançar os vossos objectivos à primeira.

No entanto, isso pouco importa. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são as que sofreram mais fracassos. O primeiro livro do Harry Potter, de J. K. Rowling, foi rejeitado duas vezes antes de ser publicado. Michael Jordan foi expulso da equipa de basquetebol do liceu, perdeu centenas de jogos e falhou milhares de lançamentos ao longo da sua carreira. No entanto, uma vez disse: "Falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E foi por isso que fui bem-sucedido."

Estas pessoas alcançaram os seus objectivos porque perceberam que não podemos deixar que os nossos fracassos nos definam - temos de permitir que eles nos ensinem as suas lições. Temos de deixar que nos mostrem o que devemos fazer de maneira diferente quando voltamos a tentar. Não é por nos metermos num sarilho que somos desordeiros. Isso só quer dizer que temos de fazer um esforço maior por nos comportarmos bem. Não é por termos uma má nota que somos estúpidos. Essa nota só quer dizer que temos de estudar mais.

Ninguém nasce bom em nada. Tornamo-nos bons graças ao nosso trabalho. Não entramos para a primeira equipa da universidade a primeira vez que praticamos um desporto. Não acertamos em todas as notas a primeira vez que cantamos uma canção. Temos de praticar. O mesmo acontece com o trabalho da escola. É possível que tenham de fazer um problema de Matemática várias vezes até acertarem, ou de ler muitas vezes um texto até o perceberem, ou de fazer um esquema várias vezes antes de poderem entregá-lo.

Não tenham medo de fazer perguntas. Não tenham medo de pedir ajuda quando precisarem. Eu todos os dias o faço. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força. Mostra que temos coragem de admitir que não sabemos e de aprender coisas novas. Procurem um adulto em quem confiem - um pai, um avô ou um professor ou treinador - e peçam-lhe que vos ajude.

E mesmo quando estiverem em dificuldades, mesmo quando se sentirem desencorajados e vos parecer que as outras pessoas vos abandonaram - nunca desistam de vocês mesmos. Quando desistirem de vocês mesmos é do vosso país que estão a desistir.

A história da América não é a história dos que desistiram quando as coisas se tornaram difíceis. É a das pessoas que continuaram, que insistiram, que se esforçaram mais, que amavam demasiado o seu país para não darem o seu melhor.
É a história dos estudantes que há 250 anos estavam onde vocês estão agora e fizeram uma revolução e fundaram este país. É a dos estudantes que estavam onde vocês estão há 75 anos e ultrapassaram uma depressão e ganharam uma guerra mundial, lutaram pelos direitos civis e puseram um homem na Lua. É a dos estudantes que estavam onde vocês estão há 20 anos e fundaram a Google, o Twitter e o Facebook e mudaram a maneira como comunicamos uns com os outros.

Por isso hoje quero perguntar-vos qual é o contributo que pretendem fazer. Quais são os problemas que tencionam resolver? Que descobertas pretendem fazer? Quando daqui a 20 ou a 50 ou a 100 anos um presidente vier aqui falar, que vai dizer que vocês fizeram pelo vosso país?

As vossas famílias, os vossos professores e eu estamos a fazer tudo o que podemos para assegurar que vocês têm a educação de que precisam para responder a estas perguntas. Estou a trabalhar duramente para equipar as vossas salas de aulas e pagar os vossos livros, o vosso equipamento e os computadores de que vocês precisam para estudar. E por isso espero que trabalhem a sério este ano, que se esforcem o mais possível em tudo o que fizerem. Espero grandes coisas de todos vocês. Não nos desapontem. Não desapontem as vossas famílias e o vosso país. Façam-nos sentir orgulho em vocês. Tenho a certeza que são capazes. --
Discurso completo aqui

Leituras que nos deixam orgulhosos

"Poucos clubes no mundo se podem orgulhar de ter dois jogadores na selecção da Argentina e mais dois na brasileira. São duas das mais fortes do mundo, crónicas candidatas a vencer mundiais e tudo onde se metem, e só lá estão os melhores. E entre os melhores estão quatro futebolistas do Benfica.

A verdade é que o clube da Luz, e em concreto a equipa deste ano, muito tem ajudado Aimar, Di María, Luisão e Ramires. Sem um futebol tão vistoso, dificilmente a Liga portuguesa seria local de prospecção para Dunga e Maradona. Mérito para os jogadores, em primeiro lugar, mas também para quem os faz jogar. E, por isso, há que dar crédito a Jorge Jesus.

Longe de ganhar títulos que gravem a actual equipa na história, o Benfica desta época vai somando pequenas vitórias. É a euforia dos adeptos, os impressionantes números e também o reconhecimento de outros treinadores. Não mata a fome, mas sabe bem."
SÉRGIO KRITHINAS, in Ojogo

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Castigo maior é difícil de imaginar

Josué, jogador do FC do Porto, não parece capaz de se adaptar aos ares da Serra da Estrela. O Sporting da Covilhã quer devolvê-lo à origem. Não tendo provavelmente idade para passar uma temporada numa casa de reinserção, a solução é capaz de ser esta: Que o coloquem a distribuir planfletos do Rui Rio nestas últimas horas de campanha...

Não podia estar mais de acordo

Pablo Aimar deve ter ficado com as orelhas a arder, nesta quinta-feira. É que Diego Armando Maradona fez rasgados elogios ao médio do Benfica, na antecâmara dos jogos decisivos que a Argentina vai enfrentar, na luta por um lugar no Mundial.

"O Payasito (ndr: alcunha de Aimar) é a minha fraqueza. Vê-lo jogar é uma delícia. Tem toques incríveis, mudanças de velocidade, entrega a bola de bandeja. Era um desperdício se não o chamássemos", disse o seleccionador argentino, deixando uma indicação clara de que o médio vai ser titular: "Espero que ele e o Messi nos proporcionem momentos lindos no sábado, frente ao Perú."

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Benfica Stars Fund

O artigo hoje publicado no jornal O jogo, é bastante claro e preciso acerca do Benfica Stars Fund.
Deixo-vos aqui as perguntas e respostas mais pertinentes acerca do fundo, demonstrando claramente que é legal e acima de tudo transparente.

1 - O que é um fundo de investimento mobiliário fechado?
Um fundo é uma forma de aplicação financeira em que várias entidades
se juntam para a realização de um investimento financeiro, tendo como objectivo a obtenção de retorno, neste caso, com as mais-valias decorrentes da transferência de jogadores. Ser fechado quer dizer que o público em geral não teve acesso à sua subscrição, assim como não é permitido o resgate antecipado das unidades de participação.

2 - Qual o capital inicial, a sua duração e número de subscritores?
O "Benfica Stars Fund" constituiu-se com um capital inicial de 40 milhões de euros, correspondente a oito milhões de unidades de participação com o valor nominal de cinco euros cada. Terá a duração de cinco anos e o número de subscritores ou participantes do fundo, a 30 de Setembro de 2009 - data de início da sua actividade -, era de três. O valor mínimo de subscrição está fixado em cinco mil euros.
David Luiz /(25%)/ 4.5 M€ - David Simão /(25%)/ 0.375 M€
Di Maria/(20%)/4.4 M€ - Javi Garcia/(20%)/ 3.4 M€
L Pimenta/(25%)/ 0.375 M€ - Miguel Vítor/(25%)/ 0.5 M€
Nélson Oliveira/(25%)/2.0 M€ - Roderick Miranda/(25%)/2.0 M€
Ruben Amorim/(50%)/1.5 M€ - Shaffer/(40%)/1.4 M€
Urretaviscaya/(20%)/1.2 M€ - Yartey/(25%)/0.375 M€


3 - Quem gere o "Benfica Stars Fund" e qual o banco depositário?
A entidade gestora é a "ESAF - Espírito Santo Fundos de Investimentos Imobiliários", uma sociedade anónima com capital social de três milhões de euros e que terá como funções seleccionar os activos para integrar o fundo, adquirir e aliená-los, exercer os direitos relacionados com esses activos, administrar esses activos e comercializar as unidades de participação. O banco depositário é o Banco Espírito Santo.

4 - Quais os critérios de selecção dos jogadores do fundo?
Para além de ter de ter entre 16 e 25 anos e um contrato não inferior a três anos, também conta: o sucesso nos seus clubes anteriores e camadas jovens; a expectativa de valorização futura; a probabilidade de integrar o plantel principal ou a assiduidade na equipa; internacionalizações e historial nas selecções; a posição do atleta em campo tendo em conta o mercado; e ainda o passado disciplinar do jogador.

5 - Que benefício retira o Benfica da constituição do fundo?
Por um lado, encaixa já um pouco mais de 22 milhões de euros, que é a soma das percentagens dos passes de jogadores que passaram para a posse do "Benfica Star Fund". Por outro, ao subscrever 15 por cento do fundo, num total de seis milhões de euros, também participa nas receitas que o fundo vier a adquirir com a venda de jogadores, tendo a vantagem de estar sob uma gestão altamente profissionalizada.

6 - Que obrigações tem a SAD do Benfica perante o fundo?
Quando faltarem 18 meses para o final de contrato de um jogador, terá de colocá-lo no mercado, para prevenir que este possa sair a custo zero, o que não daria ganhos ao fundo. Por outro lado, se a SAD recusar uma proposta por um dos jogadores incluídos, terá de comprar ao fundo a percentagem do passe do jogador em causa e pelo valor que seria caso a proposta tivesse sido aceite.

7 - Qualquer pessoa pode entrar no investimento?
Se um dos subscritores do fundo estiver interessado em vender unidades de participação, pode vendê-las a investidores particulares ou empresas interessadas, servindo o BES como intermediário. No entanto, para que isso aconteça, é preciso consultar os outros subscritores, pois eles têm direito de preferência na venda de quaisquer unidades. O preço é determinado entre vendedor e comprador.

8 - A Benfica SAD pode alienar a totalidade de um passe ao fundo?
Não. A SAD do Benfica terá sempre de deter 10 por cento dos direitos económicos de cada um dos jogadores incluídos no "Benfica Stars Fund". Por seu turno, o fundo não pode estar na posse de mais de 60 por cento do passe de cada atleta. Até agora, Rúben Amorim é o jogador que tem uma maior quantidade de passe alienado ao fundo: 50 por cento.

Se não é ele a animar...

Pergunta, é ético e legal comprar e vender acções, de uma empresa tendo em seu poder informações previlegiadas. Por outro lado, se não é ele a animar aquilo, ainda ganham mofo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Vamos ajudar os Lagartos


Pois eu acredito que após a reintegração de Balboa e do Jorge Ribeiro, ainda vão fazer grandes exibições na ala esquerda do Benfica... o nosso treinador é capaz de tudo. Enquanto isso podiamos emprestá-los ao Sporting para ganhar ritmo. Quem é amigo dos Lagartos, quem é?

Mais palavras para quê?

Deixo que o vosso pensamento e imaginário, livre, suficientemente fértil e criativo, vaguei pelas profundezas destas fotografia que encontrei na net. A união dos adeptos Benfiquistas, em contraste com o homem só em Alvalade. Mais palavras para quê?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Esta vitória soube melhor do que as outras

Depois de um semana de ataques do presidente condenado por corrupção, do treinador formado na casa da batota, e por último o ataque do coveiro de Alvalade, pensavam que era desta que o Benfica perderia pontos, só porque tinha perdido em Atenas.

Apesar do adversário, os Ferreiras, ter empatado com os Corruptos 1-1, e ainda com um golo mal anulado no último minuto, esqueceram-se que o Benfica não é o Porto.

E venha o próximo! Este BENFICA promete e cumpre!

PS - mais uma vez os Corruptos foram levados ao colinho em Olhão, com um penalti de Bruno Alves não assinalado, e uma agressão de Álvaro Pereira passada em claro.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A pergunta que me inquieta

Mister Jesus, esta noite na Mata Real, teremos um Benfica desgarrado, sem fio de jogo, igual ao de Atenas, ou pelo contrário um Benfica autoritário, a jogar bonito, em busca do golo desde o minuto zero, como tem sido regra neste início de campeonato?

Uma gestão suicida

O presidente dos Lagartos, bem pode vir atacar o Benfica, num assomo patético de populismo. Mas não percebe que, há, hoje, uma diferença fundamental: o BENFICA diverte-se com o futebol. Os Lagartos, não, sofrem, desesperam. O BENFICA regojiza-se com os golos. Os Lagartos, andam frustrados com os erros. O BENFICA enche os estádios e vai pagando o investimento louco que foi feito. Os Lagartos, têm o estádio cada vez mais vazio e atrofiam na contenção de custos. Mais que uma estratégia de merceeiro, a gestão dos Lagartos é uma gestão suicida.

domingo, 4 de outubro de 2009

Filosofias

Zemanlândia é o nome de um documentário onde a figura principal é o técnico Zdeněk Zeman. Na apresentação do mesmo, Zeman, que sempre reconheci como sendo adepto do futebol de ataque, foi questionado sobre o facto de Cláudio Ranieri, o novo treinador da Roma, clube por onde Zeman passou, ter dito que ”o melhor é esquecerem o futebol bonito que a equipa praticava com Luciano Spalletti”.

Zeman, respondeu: “Essas são declarações que fazem o meu coração chorar. No futebol de hoje só conta o resultado e ninguém pensa em divertir as pessoas. Para os treinadores tanto lhes faz se as pessoas vão ou não aos estádios.”

Esta tema é curioso. Eu prefiro ganhar do que jogar bem. Prefiro ganhar porque é esse o objectivo do Benfica. O lema do Benfica é Glória e não Jogar Bonito. Claro que prefiro quando se alia ambos mas a ter que escolher, escolho sempre ganhar.

O Benfica tem é que ganhar e de um modo constante. Se a isso se juntar espectáculo, espectác
ulo!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Resposta de nível


Eis uma resposta de nível de um senhor com a personalidade de Rui costa, pessoa de valores e príncipios. Não tem contas a prestar à justiça, não anda por lugares inadequados. O futuro é do Rui, pois é jovem e não um velho prestes a dar o último sopro.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Esta exibição assustou

AEK - 1 Benfica - 0

O BENFICA não jogou aquilo que nos tem habituado nos últimos tempos, mas jogou o suficiente, creio, para ganhar. Três grandes defesas do guarda-redes do AEK, nenhuma digna de nota do guarda-redes do SLB...uma bola no poste e os gregos todos fechados atrás. Mas também é verdade que se nota que o SLB esta a perder gás.Também nos faltou isto! SORTE!

Uma
exibição a lembrar épocas passadas, a não repetir. Mas fiquei assustado.

Pinto da Costa subscritor do fundo de jogadores do Benfica

Pinto da Costa agradece ao Benfica contratação de Falcao

Então, ao contrário do que diziam, sempre andava atrás dos jogadores do Benfica.
Tornou-se desde ontem, subscritor do fundo de jogadores do Glorioso, tal a sua confiança nos dirigentes e olheiros do Benfica.

Vamos a eles

Talvez nunca seja boa altura para defrontar uma equipa grega. Muito menos em terreno grego, onde o futebol é culto e arrasta multidões que transformam os estádios num sítio hostil para os visitantes. Mais ainda quando se trata do AEK, que tem no currículo 11 campeonatos e 13 Taças da Grécia e, por isso mesmo, é um dos conjuntos de topo da Superliga helénica. Mas se há uma altura certa, então é agora. E o Benfica, que tem um registo ligeiramente positivo no confronto com emblemas gregos, joga hoje em Atenas, na máxima força, com um AEK que anda cabisbaixo.

Uma coisa é certa: face aos resultados da primeira jornada, este jogo assume contornos importantes. Porque o AEK "tem valor para estar na fase seguinte" e porque, em caso de triunfo, as "águias" ficam a seis pontos de vantagem a um adversário directo, sublinhou Jesus, que acredita "num jogo muito equilibrado", sem goleada à vista.